Blog do Pessoa: Regional de Saúde de Parnaíba intensifica utilização do carro fumacê


30 de mai. de 2011

Regional de Saúde de Parnaíba intensifica utilização do carro fumacê

Com o aumento das notificações de casos de dengue no município de Parnaíba, a 1ª Coordenação Regional de Saúde intensificou a utilização do carro fumacê; são dois carros trabalhando nos bairros onde existem maiores índices de infestação do mosquito.  Além de Parnaíba a ação também foi realizada em Luís Correia, Cajueiro da Praia, Ilha Grande e Buriti dos Lopes, municípios prioritários determinados pelo Ministério da Saúde.
O carro fumacê é utilizado quando há uma grande proliferação de mosquitos adultos e/ou quando as medidas de eliminação dos focos não são mais suficientes. O tratamento é feito durante 4 semanas no mesmo bairro, sendo aplicado 1 ou 2 vezes por semana dependendo da extensão do bairro. Segundo o coordenador da Regional de Saúde de Parnaíba, Carlos Vinícius, é muito importante que a gestão dos municípios ofereçam suporte às equipes de campo para que as mesmas possam desenvolver seus trabalhos. “É válido ressaltar que a utilização co carro fumacê não é uma medida prioritária e sim complementar. O mais importante é uma ação eficaz das equipes de agentes de endemias no combate do vetor da dengue;” lembrou o coordenador.
De acordo com o boletim da 20ª semana epidemiológica divulgado no último dia 27 pela Coordenação Estadual de Vigilância Epidemiológica da SESAPI, o Piauí apresenta 7.086 casos de dengue notificados. Apontando um aumento de 58,9% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registrados 4.459 casos. Os três municípios com maior número de casos são: Parnaíba 410, Piripiri 822 e Teresina com 2.592.
O Estado continua com 30 registros de Dengue com Complicação e 04 de Febre Hemorrágica de Dengue, confirmando 02 óbitos em conseqüência da doença.
Carlos Vinícius aponta ainda a importância da intensificação dos trabalhos feitos pelos municípios para diminuição dos casos da doença, destacando o trabalho dos agentes de saúde como um fator fundamental para esse combate. “As ações devem ser intensificadas uma vez que os números estão crescendo, os trabalhos dos agentes de saúde que estão em campo são essenciais na eliminação e diminuição da dengue. Mesmo com todos os trabalhos já realizados podemos observar que nos nossos municípios da Planície Litorânea os resultados ainda são insatisfatórios, por isso a necessidade da intensificação das ações;” concluiu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...