Blog do Pessoa: Fim de semana marcado por nascimento de tartarugas no litoral


30 de mai. de 2011

Fim de semana marcado por nascimento de tartarugas no litoral

Tartaruga-de-pente no momento em que nasce.
No final da tarde de sábado (28) os biólogos do Projeto Tartarugas do Delta, realizado pela Comissão Ilha Ativa com patrocínio da Petrobras através do Programa Petrobras Ambiental, acompanharam o nascimento de filhotes da espécie tartaruga-de-pente.
A eclosão aconteceu na Praia do Coqueiro na cidade de Luís Correia, litoral do Piauí, e teve início ainda durante o pôr-do-sol de sábado, o nascimento das tartarugas varou a madrugada de domingo (29). Durante o evento, quatro técnicos do projeto se revezaram em turmas de dois para realizar a colocação dos filhotes na água em virtude da grande distância que o ninho estava do mar.
Este ninho foi confeccionado próximo à casa do pescador local, Francisco Raimundo, conhecido na comunidade por “Seu Mundico”. “Ele nos auxiliou durante a realização dos monitoramentos, tornando-se assim um importante colaborador do projeto”, disse a coordenadora técnica, Werlanne Santana.
Até o final do trabalho, a equipe introduziu 81 filhotes no mar para seguir sua jornada.
Sobre a Tartaruga-de-pente:
A tartaruga-de-pente ou tartaruga-de-escamas (Eretmochelys imbricata), também conhecida pelos nomes de tartaruga-de-casco-vinho, tartaruga-legítima e tartaruga-verdadeira, é uma tartaruga marinha da família dos quelonídeos, encontrada em mares tropicais e subtropicais. Espécie criticamente ameaçada de extinção devido a caça indiscriminada, ela possui carapaça medindo entre 80 e 90 cm de comprimento, coberta por placas córneas imbricadas que fornecem um material utilizado na confecção de diversos utensílios.
Sobre o Projeto:
O Projeto Tartarugas do Delta assume o compromisso de realizar ações de conservação de tartarugas marinhas na região da APA Delta do Parnaíba, em particular no litoral do Piauí, através do monitoramento de praia e ações de educação ambiental. A equipe é composta por biólogos, estudantes, voluntários e representantes da comunidade (pescadores e surfistas) que contribuem com os levantamentos de dados sobre as tartarugas marinhas. Acreditamos que a pesquisa em parceria com a comunidade é fundamental no contexto da sustentabilidade. A partir do ano de 2011, o projeto conta com o patrocinio da PETROBRAS, através do PROGRAMA PETROBRAS AMBIENTAL, e tem como representante jurídico, a Comissão Ilha Ativa (CIA), instituição sem fins lucrativos.
ÁREA DE ABRANGÊNCIA
O Projeto Tartarugas do Delta está inserido dentro da Área de Proteção Ambiental Delta do Parnaíba. A APA Delta do Parnaíba foi criada pelo Decreto Federal s/n° em 28.08.1996. Está inserida em áreas dos municípios de Barroquinha e Chaval, no Estado do Ceará; Cajueiro da Praia, Luís Correia, Parnaíba e Ilha Grande, no Piauí; e Araióses, Água Doce, Tutóia e Paulino Neves, no Estado do Maranhão. É considerada uma unidade de conservação costeira federal que possui uma porção marítima e outra continental. Entretando, a área de abragência deste projeto engloba o litoral piauiense e Ilha dos Poldros, ilha oceânica situada no municipio de Araioses, Maranhão.
AÇÕES
1-    Pesquisa: Monitorar as tartarugas marinhas
·         Quantificação do número de desovas, de ninhos, nascimento e soltura de filhotes introduzidos no mar durante a temporada reprodutiva.
·         Quantificação do número de encalhes (animais encontrados na praia) mortos ou vivos.
·         Acompanhamento das atividades pesqueiras e registros de avistagens (tartarugas encontradas no mar).

2-    Educação: Realizar campanha de Educação Ambiental
·         Sensibilização ambiental para as questões ambientais: comunidade em geral
·         Realização de oficinas de educação ambiental para professores e alunos.
·         Capacitação de colaboradores das comunidades sobre as técnicas de reanimação e reintrodução de tartarugas marinhas.

As atividades de educação ambiental serão realizadas nas escolas (professores e alunos) e na comunidade pesqueira. Dentre as atividades escolares serão realizadas oficinas de capacitação com os professores de cada município da área de abrangência do projeto, na proposta de auxiliar no desenvolvimento de ações de educação ambiental local. As atividades contemplam limpezas de praia, estimulando a reflexão sobre as questões ambientais, o lixo e o impacto causado aos animais marinhos; palestras sobre o turismo pedagógico, promovendo habilidade para o professor realizar as aulas passeio. As oficinas serão realizadas nas datas propostas pelas Secretarias de Educação e Direção escolar de cada município.
3-    Geração de renda: Estimular o turismo pedagógico e ecológico
·         Elaboração dos roteiros pedagógicos na área de abrangência do projeto.
·         Estimular grupos produtivos de artesanato para confecção artesanal utilizando a imagem das tartarugas marinhas.
As ações de geração de renda serão desenvolvidas com os representantes da comunidade vinculados às associações de condutores de turista e ao artesanato. As atividades propostas para as associações de condutores visa estimular o turismo pedagógico através da elaboração de trilhas ecológicas para comercialização no período de baixa estação. Em relação às associações de artesanato, estaremos incentivando, através de oficinas, a confecção de peças artesanais utilizando a imagem da tartaruga marinha em seus produtos.
Edição: Proparnaiba.com

2 comentários:

  1. o Chicão da Ventona disse que no quintal dele na Pedral nasce toda semana mais de 5.000 tartaruguinhas dessas. e que "ô besteira a desse pessoal" das tartarugas do delta.

    ResponderExcluir
  2. pessoa o incrível é que ainda existe muitas pessoas que maltratam os animais concêquentemente as crianças imitam os adultos.hoje vi uma criança com uma tartaruga,puxando-a por uma corda que estava presa em sua cassapa arrastando a coitada pra tudo quanto era lado,criança não sabe muito o que faz e os pais não educam foi na rua dos pau no bairro Piaui do lado do colegio henriette,triste ....

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...