Pesquisa iniciou no dia 1º de agosto e avança. Internet no interior dificulta atualização de dados.
Os trabalhadores que atuam no Censo 2010 do IBGE haviam recenseado até a última terça, 25% da população do Piauí. Foi contabilizada uma amostra de 774.661 habitantes, dos 3.145.325 estimados. A pesquisa iniciou no dia 1º de agosto.
Do total de 977.716 domicílios previstos, já foram visitados 285.030 em todo o Estado. Em todos os municípios o Censo está andando no mesmo ritmo. A dificuldade é apenas na transmissão dos dados, que deve ser feita todos os dias, porque em alguns municípios a internet não suporta. Nesses casos, o recenseador deve colocar os dados a um pen drive ou levar o computador à cidade mais próxima e enviá-los”, descreve Pedro Soares, supervisor do IBGE.
O IBGE está modernizando o questionário para constatar mudanças de comportamento na sociedade. Por exemplo, há perguntas para verificar se há casais de cônjuges do mesmo sexo no domicílio, e quantas pessoas moram e trabalham na mesma cidade. “Porque se for constatado que há muitos habitantes trabalhando em cidades diferentes de onde moram, significa que não há condição de trabalho. Os dados norteiam a criação de políticas públicas entre governo e município.
Por Leilane Nunes
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.