Normalmente as ondas gigantes são disparadas por eventos externos de grande magnitude, como um maremoto (terremoto abaixo do leito oceânico) ou uma grande explosão em uma montanha vulcânica como o vulcão Cumbre Vieja na ilha La Palma.
Quando isso ocorre são geradas ondas que se propagam da mesma maneira que as ondas produzidas por uma pedra atirada na água.
Quando ocorre um evento de grande amplitude, capaz de gerar uma onda gigante, diversos órgão de monitoramento emitem alertas de probabilidade para os países que podem receber o impacto das águas, com o objetivo de se tentar evacuar o maior número de pessoas das regiões mais baixas.
Considerando-se que as ondas de um tsunami alcançam a velocidade de 800 km/hora, diversas medidas podem ser tomadas para diminuir as proporções da tragédia.
Se um tsunami for disparado por um terremoto, não existe maneira de se prever com antecedência seu surgimento, já que ainda não existem, ou são ineficazes, os métodos de prever os terremotos.
Por Josef Anton Daubmeier
ESSE VELHO VAI FICAR LOUCO, ISSO É FALTA DO QUE FAZER ? MENTE VAZIA OFICINA DO DIABO! PASSA O TEMPO E ESSE GRINGO INUTIL TA CADA VEZ MAIS PROCURANDO MANEIRAS DE IR APARECER NESSAS RADIOS DE PONTA DE ESQUINA, Ô POVIM BESTA, E AINDA TEM GENTE DO MESMO NAIP QUE AINDA DA ESPAÇO PRAS LOUCURAS DESSE VELHO INOPERANTE!
ResponderExcluirEu discordo, acho esse Josef I é danado, entende até de Tsunami. Eu me pergunto, do que é que o Josef I não entende?? Ele trata tanto de um assunto ligado a sexualidade dos adolescentes de Parnaíba, como dos cálculos para fins de aferição do tamanho do estrago a ser causado por uma onda gigante. Pasmem, ele fala até de política. É um verdadeiro coringa esse Josef I. Qualquer dia, vou convidar o Josef I para debater o comportamento sexual das minhocas que se proliferam no projeto de aquicultura da Prefeitura de Parnaíba... Sabia que lá tá cheio de minhoca?? É verdade. Um abraço, Josef I.
ResponderExcluirPrezado Senhor Anônimo de 12 de março de 2010 14:22. Pessoas sábias falam sobre idéias; Pessoas comuns falam sobre coisas; Pessoas medíocres falam sobre pessoas.
ResponderExcluirSr.joseph, quem surgiu primeiro foi o ovo ou a galinha?
ResponderExcluirPrezado Senhor Josef III. Obrigado pela intenção de convidar- me para discutir sobre as minhocas. Dou-lhe informações importantes como base do debate:
ResponderExcluir* As minhocas se alimentam de organismos animais mortos e diversos tipos de vegetação (plantas e folhas).
* Durante o movimento, elas ingerem terra, aproveitando todo material orgânico e eliminando a terra.
* As minhocas não possuem sistema auditivo nem mesmo visual
* Vivem enterradas, construindo galerias e canais, arejando a terra
* São muito usadas na pesca como iscas pelos pescadores
* Seu corpo é formado por anéis. Numa extremidade fica a boca (sem dentes e mandíbulas) e na outra o ânus
* A respiração da minhoca ocorre na pele (respiração cutânea)
* Elas são hermafroditas, pois cada uma possui testículos e ovários. Porém, uma minhoca não é capaz de se reproduzir sozinha, necessitando sempre de uma outra para a troca de espermatozóides
* As minhocas também possuem a capacidade de regeneração.
Abraço forte.
Foi a tua mãe, anônimo imbecil. Cara mais ridículo. Acho vc é um idiota qualquer. BABACA.
ResponderExcluirPrezado Senhor Anônimo de 12 de março de 2010 19:06. A evolução permite gerar um ser diferente, cruzando dois outros seres diferentes, como é o caso muito comum em nossa região, onde se gera o Burro através do cruzamento entre o Jumento e a Égua.
ResponderExcluirAssim também surgiu a Galinha pela primeira vez, do cruzamento de dois seres diferentes ou apenas semelhantes, que juntos geraram um Ovo, do qual saiu a Galinha. Portanto, dos progenitores surgiu primeiro o OVO.
Prezado Josef I, gostei muito de suas explicações sobre os anelídeos, você é realmente uma enciclopédia ambulante, um verdadeiro Professor Pardal. Então me diga, qual é o lado da cabeça da minhoca???
ResponderExcluirGostei da resposta, amigo Josef. Inteligente e salutar.
ResponderExcluiro srº jossef é um membro mto digno da nossa sociedade, dificilmente se vê alguém tão engajado com o bem de nosso povo, sem pedir nada em trocapor isso(leia-se votos), pode ser q algumas de suas opiniões contrastem com as minhas mas eu defenderei até a morte o seu direito de dizê-las, não gostei do insulto do nobre amigo jossef III, acho q me expressei mal ontem quanto as minhas críticas à maneira como foi colocado o assunto do tsunami,pelo srº jossef, quero deixar claro o meu apresso e consideração pelo senhor e q continue nos brindando com suas salutares elucubrações.
ResponderExcluirPrezado Senhor Josef III. Nas minhocas em meu quintal observei que a comida entra de um lado e do outro sai uma massa escura que forma pequenos cocurutos.
ResponderExcluirPrezado Senhor “homem de bem”. Obrigado pelo comentário. Sou um cidadão que tem consciência de seus direitos e deveres e participo ativamente e incondicional de todas as questões da sociedade. Tudo o que acontece, seja no país, na cidade ou no bairro onde resido, acontece comigo. De fato, preciso participar das ações que possam interferir na minha vida. Um cidadão com um sentimento ético forte e consciência da cidadania não deixa passar nada, não abre mão desse poder de participação.
ResponderExcluirInsulto?? Claro que não é insulto, o Josef I até respondeu que andou observando as minhocas do quintal dele, e daí definiu por onde entra o alimento e de onde saem as excretas. Foi produtivo e mais uma vez o Josef I provou sua versatilidade. Mas, e agora Josef I, a estudante de Geofísica discordou de sua teoria de Tsunami, não vais debater com ela? Queria saber quem está certo, se vou ter de deixar de ir pra praia on não.
ResponderExcluir