8 de dez. de 2025

Manifestantes se reúnem em ato contra o feminicídio nas cidades de Teresina e Parnaíba

O Piauí apresentou o maior aumento percentual de feminicídios do Brasil entre 2023 e 2024.

Violência contra a mulher | Foto: GP1
Neste domingo (07), cidades de todo o Brasil foram palco da manifestação “Levante Mulheres Vivas”, um ato em repúdio ao aumento no número dos casos de feminicídio no país. No Piauí, estado que apresentou o maior aumento percentual de feminicídios do Brasil nos últimos dois anos, manifestantes participaram do movimento nas cidades de Teresina e Parnaíba.

Em Teresina, a mobilização aconteceu a partir das 16h na Praça Pedro II, Centro da capital piauiense. A população de Parnaíba, Litoral do Estado, também marca presença na luta contra os crimes cometidos em razão do gênero feminino. Na cidade, a manifestação também aconteceu a partir das 16h em frente ao Parnaíba Shopping.


O Mapa da Segurança Pública de 2025 apontou que o Piauí apresentou o maior percentual de feminicídio no Brasil entre os anos de 2023 e 2024, um crescimento de 42,86%. De um ano para o outro, o número de casos de feminicídio passou de 28 para 40. Nesse mesmo período, o aumento no número de estupros alcançou 23,61%.

O estudo também mostra que a cidade de Teresina aparece uma das capitais que registraram os maiores números absolutos de feminicídio em 2024. Ela ficou em 4º lugar no ranking, com 12 vítimas, atrás do Rio de Janeiro, São Paulo e Manaus.

Neste ano, a Lei do Feminicídio completou uma década de existência. Mesmo com o passar de 10 anos, o índice relacionado à violência de gênero tem se mostrado cada vez mais crescente.

Por: Carolina Matta | GP1

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.