6 de dez. de 2025

Bezerra nasce com duas cabeças em propriedade rural no interior do Piauí

 

Uma bezerra nasceu com duas cabeças na propriedade do agricultor Francisco Monteiro, no povoado Mestiço, zona rural de Pimenteiras (PI), nesse quinta-feira (4/12). O caso incomum surpreendeu moradores da comunidade e expôs a raridade da condição congênita conhecida como diprosopia, caracterizada pela duplicação parcial de estruturas da face durante o desenvolvimento embrionário. Com informações da Revista AZ.

Segundo o produtor rural, o animal nasceu vivo e apresenta duas cabeças, quatro orelhas e quatro olhos, mantendo o corpo com tamanho dentro do esperado para um recém-nascido. Apesar disso, a bezerra não consegue mamar, o que coloca sua sobrevivência em risco nas primeiras horas de vida. Francisco relatou que está alimentando o filhote com ovos, já que, mesmo com duas bocas, o animal possui apenas uma garganta.

O parto, de acordo com o agricultor, foi difícil e precisou de ajuda do cunhado, José Francisco, que tem experiência no manejo de bovinos. A vaca ficou bastante debilitada após o nascimento e permanece deitada desde então, sem conseguir se levantar.

Especialistas explicam que a diprosopia pode ocorrer devido a uma duplicação parcial do embrião nas primeiras divisões celulares. A literatura científica aponta possíveis relações com fatores genéticos, ambientais, toxinas, vírus ou deficiências nutricionais, embora ainda não exista consenso sobre uma causa única para a condição.

Fonte: Revista AZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.