O governador do Piauí e presidente do Consórcio Nordeste, Rafael Fonteles (PT), destacou o potencial da região para liderar a transição energética no Brasil e atrair investimentos para uma nova industrialização baseada em energia limpa. Em entrevista à CNN Brasil nesta terça-feira (18), ele afirmou que o Nordeste é o maior produtor de energia renovável do país e tem condições de transformar esse diferencial em crescimento econômico sustentável.
“O Nordeste tem uma grande oportunidade para si, para o Brasil e para o mundo, que é a transição energética. Somos a maior região geradora de energia renovável, tanto eólica quanto solar, e temos tudo para nos tornarmos um polo de desenvolvimento de projetos de hidrogênio verde”, explicou Fonteles. “Isso pode levar a uma neo-industrialização do Nordeste, criando empregos de qualidade e alinhada com a pauta ambiental.”
O governador também ressaltou que, apesar de possíveis retrocessos em políticas ambientais em outros países, como os acenos de Donald Trump contra o combate às mudanças climáticas, o mercado global já assumiu um compromisso firme com a descarbonização da indústria. “As empresas estão levando isso a sério. Mesmo que alguns países não coloquem essa pauta como prioridade, o Nordeste está inserido nesse movimento irreversível”, afirmou.
Expansão da energia renovável e desafios
Fonteles destacou que um dos desafios da região é garantir que a energia gerada no Nordeste seja aproveitada localmente para impulsionar o desenvolvimento industrial.
“Hoje, o Piauí produz 7 gigawatts de energia 100% limpa, mas consome apenas 1 gigawatt. Ou seja, exportamos sete vezes a nossa necessidade para outras regiões do país”, exemplificou. “Queremos que essa energia seja usada aqui, para industrializar o estado e gerar empregos.”
Segundo o governador, essa é uma das principais pautas do Consórcio Nordeste, que tem mantido diálogo constante com o Ministério de Minas e Energia e outros órgãos do setor elétrico. “Nosso objetivo é garantir que não haja gargalos na geração e no consumo dessa energia renovável, porque quem tem energia limpa e barata tem tudo para industrializar sua região e impulsionar seu crescimento”, concluiu.
Confira o corte da entrevista:
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.