28 de jan. de 2025

Filho de carpinteiro e agricultora, aprovado em Medicina diz que quer dar futuro melhor para os pais

Pedro Vitor de Araujo Siqueira - Fotos: Arquivo pessoal
Pedro Vitor de Araujo Siqueira, estudante do CETI Augustinho Brandão, em Cocal dos Alves, foi aprovado no curso de medicina na Universidade Federal do Delta do Parnaíba, que fica localizada em Parnaíba, no litoral do Piauí. O resultado do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) para ingresso no curso superior foi divulgado nesta segunda (27).

Filho de um carpinteiro e uma lavradora, o jovem sempre sonhou cursar medicina e buscou aproveitar ao máximo os recursos ao seu redor para alcançar seu objetivo. Ele atribuiu o resultado dessa conquista a sua família e ao trabalho realizado pelos Professores e Professoras durante o período de preparação. 

“Escolhi medicina pela vontade de aumentar meu conhecimento e pensar no futuro da minha família, pois quero retribuir tudo que fizeram por mim. Fiquei muito emocionado com a aprovação e, principalmente, por receber este resultado ao lado da minha irmã, que foi um pilar para que eu buscasse melhorar cada vez mais”, contou o jovem aprovado.

Medalhista de ouro nas duas edições do Torneio de Matemática das Escolas Estaduais (TME) e das Olimpíadas de Matemática, ele considera que a escola teve papel fundamental em sua trajetória.

Três estudantes Seduc aprovados em Medicina

Além de Pedro Vitor, outros dois estudantes de escolas públicas da Secretaria da Educação do Piauí (Seduc) passaram em cursos de Medicina. Matheus Ivic, de 18 anos, foi aprovado na Universidade Federal do Piauí (UFPI). Filho de um mecânico de refrigeração e de uma atendente de telemarketing, o jovem atribui o resultado ao suporte de sua família e dos amigos. Estudante do CETI Dirceu Mendes Arcoverde, em Teresina, Matheus destacou o papel da biblioteca escolar e de iniciativas como o Pré-Enem Seduc. "Usei muitos livros da biblioteca e participei de projetos interdisciplinares", relatou. Além disso, sua experiência em competições acadêmicas, como a Olimpíada Nacional de Ciências, ampliou seus conhecimentos.


Ronald Luiz Campelo Cruz, também com 18 anos, também obteve vaga na UFPI. Natural de Novo Santo Antônio, ele estudou no CETI Antônio Vitorio de Sousa e conquistou medalhas de ouro em eventos como o Torneio Matemático do Egito (TME²) e a Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP). Inspirado pelos irmãos gêmeos, estudantes de Medicina, Ronald conciliava uma rotina disciplinada de estudos e exercícios físicos, reconhecendo o papel fundamental da família.

O secretário da Educação do Piauí, Washington Bandeira, celebrou o desempenho dos estudantes, destacando os avanços na educação pública estadual.

“Mais um desempenho histórico, fruto da preparação intensa, do ensino de excelência e, sobretudo, da dedicação dos nossos jovens. Parabéns a todos os aprovados pela conquista do sonho do ingresso na universidade.", afirmou.

Por Roberto Araújo\cidadeverde (com informações da Seduc)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.