23 de dez. de 2024

Madrugada de desova de tartarugas marinhas no litoral do Piauí




Nessa madrugada a equipe do Projeto Tartarugas do Delta registrou duas ocorrências de desova de tartarugas marinhas, uma na praia do Arrombado em Luís Correia e outra na praia da Pedra do Sal, em Parnaíba.

A espécie registrada em Luís Correia foi a tartaruga de pente, espécie ameaçada de extinção, na categoria “Em Perigo”. A tartaruga recebeu marcação da equipe de biólogos do projeto para acompanhamento do comportamento reprodutivo.

“A marcação é para acompanhar o comportamento reprodutivo da fêmea no litoral piauiense.  Até o momento já foram marcadas mais de 100 fêmeas. Esse é o tamanho da população de fêmeas que utilizam as praias do Piauí para se reproduzir”, explicou Werlanne Magalhães, coordenadora do Projeto.

Luís Correia é uma das principais praias de desova na região da APA Delta do Parnaíba e nesse período de férias, além de receber turistas e visitantes, é berçário de tartarugas marinhas. Importante a atenção de todos para as marcações de ninho nas praias, trânsito de veículos de forma incorreta e uso de iluminação inadequada.

Tartarugas do Delta é um projeto em parceria com Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, com apoio da APA Delta do Parnaíba, Eólica Pedra do Sal e Sesc Piauí.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.