28 de fev. de 2024

Federação PP, União Brasil e Republicanos vai sair antes da eleição?


Como ficar sabendo das coisas antes que elas aconteçam? Impossível. Ninguém prevê o futuro. Mas, pelo menos os leitores da coluna ficam sabendo bem antes do que qualquer outra pessoa... Separando a espuma do leite, as coisas mudam e mudam rápido! A federação entre Progressistas, União Brasil e Republicanos estava morta. Mas, para quem acredita em milagres, voltou rapidinho à vida e pode estragar o plano de muita gente no Piauí (e fazer a alegria de outros tantos pois, como se sabe, é impossível satisfazer a todos). 

O que realmente importa

Uma fonte importante de Brasília garantiu à colunista que uma definição sobre o tema acontece ainda essa semana, após conversa agendada entre o senador Ciro Nogueira e o presidente nacional do Republicanos, Marcos Pereira. O Piauí é um quase nada, um pontinho distante no meio do que realmente interessa: a disputa para a presidência da Câmara dos Deputados, no início de 2025 (ou seja, no calendário da política, quase amanhã).

O buraco é mais embaixo

Resumindo: a concretização da federação é colateral à disputa pela sucessão de Arthur Lira (PP), que deseja eleger o amigo Elmar Nascimento (União). O cabeça do Republicanos, pastor Marcos Pereira, por sua vez, considera que chegou a sua vez e tem a simpatia de ala do governo Lula. Alguém vai ter que ceder a vez.

Não entrem em pânico (ou entrem!)

Fortaleza e Salvador são capitais que puxam, cada uma do seu lado, para a concretização ou adiamento da federação. Em Teresina, a federação dá força à Sílvio Mendes e engloba a pré-candidatura de Jeová Alencar ao grupo, deixando Dr.Pessoa obviamente de fora. Em tempo: a federação pode ocorrer até seis meses antes do pleito, ou seja, até o início de abril. Os cautelosos recomendam não entrar em pânico. A coluna discorda, já que uma dose de pânico e um pouco de adrenalina são fatores daqueles para se motivar!

Por Sávia Barreto\cidadeverde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.