O rio Parnaíba, em Luzilândia, e o rio Marataoan, no município de Barras, subiram de nível e ultrapassaram a cota de atenção, de acordo com o monitoramento hidrológico da bacia do rio Parnaíba desta segunda-feira (26), divulgado pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM).
Em Luzilândia, a cota de atenção do rio Parnaíba é de 4,00 m e, no momento, o nível do rio está em 4,68 m, apenas 32 cm abaixo da cota de alerta, que é de 5,00 m.
Já na cidade de Barras, o Marataoan está com 3,53 m, acima três centímetros da cota de atenção, que é de 3,0 m. Agora, o rio está 37 cm abaixo do nível de alerta, que é de 3,90 m.
Em entrevista ao Notícia da Manhã, Marcos Rolf, do comando de incidentes da Defesa Civil de Teresina, destacou que a pasta também acompanha a situação dos rios Poti e Parnaíba e monitora as famílias que moram às margens desses locais.
“Nos preocupa também a subida do rio Parnaíba e Poti; ele está acima da média, mas o pior é se chegar na cota de emergência. Eu estive sábado fazendo o monitoramento e observando as famílias que moram em área de risco, que construíram suas residências entre a margem do rio e o dique”, pontuou Marcos Rolf.
Na zona rural da capital, três famílias foram retiradas de suas casas na semana passada devido ao risco de alagamento.
“Na semana passada, retiramos algumas famílias; graças a Deus, as chuvas estão vindo, mas menos intensas. O Inmet prevê muita chuva para o Piauí, mas distribuída durante esse período e, no mês de março, vai continuar chovendo. Montamos uma equipe preparada para, no caso de emergência, retirar as famílias”, ressaltou Marcos Rolf.
Por: Cidade Verde
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.