26 de abr. de 2023

Carlson Pessoa critica desrespeito de autoridades nacionais e locais quanto falas infelizes sobre Transtorno do Espectro Autista


Durante sessão na Câmara Municipal na noite desta segunda-feira (24), o vereador Carlson Pessoa (União Brasil) se manifestou contra as recentes declarações do presidente Lula e da secretária da educação Fátima Silveira sobre a causa autista. Na semana passada, em uma reunião para discutir a segurança escolar, o presidente disse que pessoas com transtornos mentais têm "problema de desequilíbrio de parafusos". Já a secretária de Parnaíba, em uma conversa com familiares de pessoas com autismo, agradeceu a Deus por não ter nenhum parentesco com portadores do TEA (Transtorno do Espectro Autista).

Em sua fala, Carlson disse estar preocupado com a postura das autoridades brasileiras e criticou o capacitismo internalizado nas falas.

“Eu estou muito preocupado com nossas autoridades, muito! [...] Veio uma fala da maior autoridade da educação da cidade de Parnaíba dando ‘graças a Deus não ter este problema em sua família’. Aí vem o presidente Lula e diz ‘esse problema de desequilíbrio de parafuso’, uma fala também tão quão infeliz. Nós não podemos admitir esse tipo! Enquanto nós estamos aqui brigando pela inclusão, nós não podemos admitir essas falas!”, protestou o vereador.

Além disso, Carlson destacou a inadequação do uso de termos pejorativos.

"Não é ‘doido’, é deficiente intelectual. Quem é portador do autismo, é deficiência intelectual, não é ‘desequilíbrio de parafuso', não é 'deficiente mental', não é ‘Deus defenda ter problema desse tipo na minha família’. Nós vamos continuar e não vamos nos calar! É inadmissível a maior autoridade da educação deste município e a maior autoridade do país tratar uma situação dessa forma tão triste, para não dizer outra coisa. ", lamentou ele.

Por Catarina Rebouças\Blog do Pessoa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.