30 de mar. de 2023

Após quase três meses nos EUA, Bolsonaro retorna ao Brasil


Na manhã desta quinta-feira (30),o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) chegou ao Brasil, após 89 dias nos Estados Unidos. O avião comercial vindo de Orlando pousou no aeroporto internacional de Brasília às 6h38 desta quinta. Seguindo determinação das autoridades de segurança, ele não saiu pelo saguão tradicional do aeroporto e a Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal preparou um esquema de segurança especial para a chegada do ex-presidente.

O ex-presidente agora deve ir para a sede do PL, onde participará de um evento com correligionários e apoiadores, sem a participação da imprensa. Bolsonaro vai assumir o cargo de presidente de honra do PL, com salário de cerca de R$ 40 mil e irá morar em uma casa dentro de um condomínio de alto padrão em Brasília.


Bolsonaro chega para liderar a oposição ao governo Lula  (PT), e também para dar explicações quanto às  investigações do caso das joias da Arábia Saudita e dos ataques de 8 de janeiro.

Ele foi incluído no inquérito que apura a instigação e autoria intelectual dos ataques golpistas, numa decisão do ministro Alexandre de Moraes. Além disso, Bolsonaro vai precisar responder a ações judiciais que podem torná-lo inelegível ou até acusado em processos criminais.O ex-mandatário pode responder por vazar dados de investigação sigilosa da Polícia Federal, por interferir no órgão, por difundir fake news, entre outras acusações. Só no STF, seis inquéritos apuram condutas de Bolsonaro que podem configurar crimes. Existem, também, outras 16 ações no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) que podem torná-lo inelegível.

Nesta quarta-feira (29), o ex-presidente e seu ex-ajudante de ordens, tenente-coronel Mauro Cid, foram intimados pela Polícia Federal a depor sobre o caso no dia 5 de abril. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.