2 de jun. de 2020

Parnaíba tem quase a metade de pessoas curadas do coronavírus no Piauí


Parnaíba, cidade praiana situada a 335km de Teresina, soma até o momento praticamente a metade dos pacientes recuperados por coronavírus no Estado do Piauí. De acordo com o último Boletim Epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (01) pela Secretaria Estadual de Saúde (Sesapi), o Piauí tem 495 pessoas curadas, enquanto Parnaíba registra 230 recuperados. Os dados da segunda maior cidade do Estado também foram divulgados na data de ontem pela Secretaria Municipal de Saúde de Parnaíba (Sesa), juntamente com o Hospital Estadual Dirceu Arcoverde (Heda) e com o Núcleo Hospitalar de Epidemiologia (NHE).


Enquanto Paraíba tem 230 pessoas curadas para 578 infectadas, o Piauí registra 5.506 notificações positivadas para apenas 495 recuperadas. A cidade tem 9 óbitos e em todo o Estado foram registradas 180 mortes pela doença. Os dados da Sesapi levantam uma grande preocupação, visto que, com exceção de Parnaíba, o Estado dá sinais de que não está obtendo êxito nos tratamentos.



Cidade pioneira
Parnaíba foi o primeiro município piauiense a inaugurar e colocar em operação um hospital de uso exclusivo para pacientes com coronavírus. O Hospital de Campanha Nossa Senhora de Fátima foi entregue para a população no mês passado com 30 leitos de enfermaria e 10 de UTI. A unidade de saúde conta com laboratório equipado para testes rápidos de SWAB. Diversos profissionais aprovados em concursos públicos da Secretaria Municipal de Saúde foram convocados para atuar no novo hospital, cedido à prefeitura para o combate à pandemia pela família Rezende.



Diariamente são feitos 60 testes, sendo que para ser submetido a análise, o paciente com sintomatologia aguda deve ser notificado em uma Unidade de Saúde do Município. Os pacientes com sintomas leves estão sendo tratados em casa com o protocolo de envolve hidroxicloroquina, azitromicina e zinco, associação de fármacos usada com sucesso no combate a doença. A Prefeitura de Parnaíba disponibilizou uma equipe exclusivamente para acompanhamento destes enfermos, sendo que eles são monitorados de perto pelas equipes que levam os kits de medicamentos até a residência da pessoa.


       A equipe de combate ao coronavírus em Parnaíba designada pelo prefeito Mão Santa (DEM), é composta pela secretária municipal de Saúde, Rejane Moreira, pela infectologista e coordenadora ambulatorial, Renata Beltrão, pelo diretor-geral do Hospital de Campanha Nossa Senhora de Fátima, Darllan Barros, pelo médico João Rubens e pela equipe de profissionais formados recentemente pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.