27 de set. de 2019

Ibama monitora praias piauienses após aparecimento de manchas de petróleo

Nesta sexta-feira (27/09) foram registradas as primeiras manchas de óleo na Praia do Arrombado, no município de Luís Correia, litoral do Piauí. Várias praias do litoral nordestino já registraram a mesma ocorrência. Segundo dados do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) são 109 locais em 50 municípios de 8 estados: Piauí, Maranhão, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas e Sergipe.
A localização das manchas no litoral do Piauí foi feita por biólogas do Instituto Tartarugas do Delta na manhã desta sexta-feira.



    Foto: Instituto Tartarugas do Delta
Segundo o Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), a análise das amostras do óleo feitas pela Petrobras e pela Marinha revelou que a substância é petróleo e não é de origem brasileira. Em nota, a Petrobras afirma que o material encontrado não é produzido e nem comercializado pela empresa, mas explica como a análise foi feita. 
A fauna também foi afetada pela presença do óleo. Em cinco estados, foram encontradas mortas seis tartarugas marinhas e uma ave (Bobo-pequeno). Uma das tartarugas foi encontrada na Ilha dos Poldros, no Delta do Parnaíba. Outras duas tartarugas foram resgatadas com vida.
O Ibama pediu ajuda da Petrobras para limpar as praias atingidas, e a empresa deve destacar cem funcionários para a função. 



    Foto: Instituto Tartarugas do Delta
O Ibama orienta que banhistas e pescadores não entrem em contato com o óleo e que, se identificarem o material, notifiquem a prefeitura. Caso cidadãos encontrem animais com óleo, devem acionar órgãos ambientais. Esses animais não devem ser lavados e devolvidos ao mar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.