2 de jun. de 2019

Estabelecimentos comerciais de Parnaíba passam a deixar de fornecer canudos plásticos

Três meses após sansão do Projeto de Lei de N°4.435/2018, de autoria do vereador Carlson Pessoa (PPS), estabelecimentos comerciais, trailers, bares e restaurantes de Parnaíba começam a substituir canudos plásticos por objetos fabricados com materiais biodegradáveis. A Lei foi sancionada no dia 05 de fevereiro deste ano pelo prefeito Mão Santa.
Picanharia XXIII - canudos de metal 

Na hamburgueria Lac Lanches, que possui três unidades na cidade, os nocivos canudos plásticos já ficaram no passado. Para os clientes, são servidos canudos biodegradáveis que se desintegram facilmente quando são descartados.
Na Picanharia XXIII, situada no Balão do Bairro João XXIII e que tem trazido um novo conceito em gastronomia, os canudos são de material metálico. A constatação foi feita pelo próprio autor da Lei, ao visitar a Picanharia na noite deste sábado (01) durante um jantar em família.

REDE LAC LANCHES - Canudos de papel (biodegradavel)

“Fiquei muito gratificado ao perceber que os empresários e comerciantes da cidade estão se conscientizando do bem que esta prática fará ao meio ambiente e, consequentemente, a todos que habitamos neste Planeta. Isso nos incentiva a continuar encabeçando esta causa ambiental”, pontuou o vereador.

Depois da aplicação da Lei no litoral do Piauí, outras cidades também passaram a adotar a medida, inclusive, algumas capitais brasileiras. Em Teresina o Projeto está em fase de tramitação. Em abril deste ano, a Câmara Municipal de São Paulo aprovou por 32 votos a 2 o Projeto de Lei de autoria do vereador Reginaldo Tripoli (PV), semelhante ao de Carlson Pessoa, proibindo o fornecimento de canudos de material plástico em hotéis, restaurantes, bares, padarias entre outros estabelecimentos comerciais. O prefeito da capital paulista, Bruno Covas (PSDB), já afirmou que sancionará a Lei. E ele vai além: anunciou que estenderá a medida para que seja proibida a venda e fornecimento de plásticos de uso único na cidade como, cotonetes, copos, colheres, garfo, faca e pratos plásticos. O Projeto já está em tramitação na Câmara Municipal e visa reduzir descartáveis e lixo na maior cidade da América Latina. São Paulo passou fazer parte do Compromisso Global para a Nova Economia do Plástico, promovido pela Organização das Nações Unidas (ONU). A medida também vem sendo amplamente discutida na União Europeia.



Por Luzia Paula, com fotos de Gleitowney Miranda

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.