29 de nov. de 2018

Depois de Teresina, Parnaíba será a segunda cidade do PI a vetar o uso de canudos plásticos


Considerado o vilão número 1 do meio ambiente, os canudos plásticos usados e descartados há anos de forma desordenada, passarão a ter seu uso proibido nos estabelecimentos comerciais de Parnaíba. Deve entrar em vigor no próximo ano o Projeto de Lei de N°4.435/2018, de autoria do vereador Carlson Pessoa (PPS), que veta o uso de canudos plásticos em bares, restaurantes, lanchonetes, barracas de praia, trailers, ambulantes e demais estabelecimentos legalmente autorizados pelo Poder Público Municipal. De acordo com a medida, tais estabelecimentos devem passar a usar e fornecer aos clientes canudos de papel biodegradável ou reciclável individual e hermeticamente embalados com material semelhante.
Para os mais conscientes com a preservação ambiental, já existe disponível em algumas lojas de Parnaíba o kit de canudo permanente. Em lojas do centro de compras Ideal Center II, por exemplo, é possível encontrar o kit completo com o canudo, o tubo protetor, a escova de limpeza e a bolsa para guardá-lo. A ideia é que a pessoa leve seu próprio canudo para o restaurante, bar ou lanchonete, sendo que após o uso, pode guardá-lo adequadamente e lavar quando chegar em casa.

Tal debate tem ganhado espaço ao redor do Planeta. Recentemente a rede de cafeterias Starbucks anunciou que vai deixar de usar canudos de plástico em lojas de todo o mundo até 2020, evitando o consumo de mais de um bilhão de canudos. Seguindo o exemplo, a rede de fast food McDonald's também anunciou  que deixará de usar o material em lojas do Reino Unido e da Irlanda. Governos também entraram na discussão, com vetos no Rio de Janeiro, Teresina, Escócia e Reino Unido.


Por Luzia Paula / Ascom

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.