![]() |
| Cearenses querem água da foz do Parnaíba |
O Ceará planeja fazer a transposição das águas do rio Parnaíba para abastecer Fortaleza.Esta informação me foi repassada na semana passada, pelo ex-governador e ex-senador Freitas Neto, com o compartilhamento de uma página digital do jornal Diário do Nordeste, de Fortaleza, tratando sobre o assunto. Outros temas foram se impondo e acabei deixando o caso de lado.
O projeto é resultado de um estudo feito por pesquisadores da Universidade Federal do Ceará e da Universidade Estadual de Campinas, a Unicamp.
Os pesquisadores defendem que a transposição das águas do Parnaíba para o sistema de abastecimento de Fortaleza ocorra através de tubulação subaquática, movida por energia eólica.
A água seria captada na foz do Parnaíba, no Delta, daí percorrendo 400 km até a capital cearense, em dutos a serem implantados à margem do litoral.
Emergência
Enquanto os cearenses crescem o olho para as águas do Parnaíba, os piauienses fazem vistas grossas para as potencialidades do rio.
Suas águas são aproveitadas apenas pela hidrelétrica de Boa Esperança e no abastecimento de algumas cidades ribeirinhas, como Teresina.
O mais é desperdiçado, enquanto o Estado acaba de decretar emergência em quase 50 municípios por falta de água para abastecer as suas populações.
A questão está posta para a discussão dos interessados, se eles aparecerem.
Por Zózimo Tavares/cidadeverde.com

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.