No dia 18 de abril pesquisadores do Instituto Tartarugas do Delta realizaram apresentação das ações de pesquisa do projeto financiado pela Shell Brasil “Projeto Rotas da Conservação”, que envolve o monitoramento via satélite de duas espécies ameaçadas de extinção da região da APA Delta do Parnaíba (Área de Proteção Ambiental – APA), litoral Norte do Brasil.
Após a apresentação houve troca de informações, sobre comportamento biológico das espécies, dúvidas sobre os processos metodológicos da Pesquisa, curiosidades no ciclo de vida e questionamento sobre a interação dos pescadores com a pesquisa.
“Foi um momento muito oportuno para apresentar as particularidades ambientais da região e a necessidade de fortalecer parceria para o desenvolvimento de Pesquisas que possam subsidiar planos de manejo de conservação, assim como, fundamentar os processos de licenciamento juntos aos órgãos gestores”, avaliou Werlanne Magalhães, coordenadora do projeto.
A iniciativa da Shell é parte do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) e a ANP em maio de 2016, que prevê ações conjuntas para aprimorar a avaliação e o gerenciamento de impactos ambientais na indústria de óleo e gás.
O evento ocorreu no auditório do Museu do Amanhã com a participação de funcionário do Grupo Shell Brasil, representantes do IBAMA e ICMbio, ANP entre outras instituições.
Carol Porto
Comunicação Instituto Tartarugas do Delta
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.