Em prestigiada solenidade presidida pela acadêmica Matusahila Santiago (fundadora da Academia), contando com a presença do presidente de honra da entidade, acadêmico José Augusto Bezerra, foi empossado na Academia Cearense de Cultura (Acecult), o novo acadêmico Fernando Basto Ferraz, natural de Parnaíba, doutor em Direito e professor aposentado dos cursos de graduação, mestrado e doutorado em Direito da Faculdade de Direito da Universidade Federal do Ceará, imortal da Academia Parnaibana de Letras (Apal).
O novel acadêmico foi conduzido ao auditório principal do Palácio da Luz (sede da Academia Cearense de Letras, no centro de Fortaleza), pelos acadêmicos Prof. Dr. Antonio Colaço Martins, Profª. Verónica Barbazán (cônsul da Espanha no Ceará) e Dr. Neuzemar Gomes de Moraes. Recebeu o colar acadêmico, símbolo da Academia, das mãos de sua mulher, a médica Cláudia Freitas de Ataíde e Ferraz; o diploma das mãos do Dr. Augusto Bezerra (Presidente de Honra), assinando o termo de posse junto à Vice-Presidente da Academia, Dra. Verónica Barbázan. O bóton acadêmico lhe foi entregue pelo acadêmico Udine Vasconcelos e a acadêmica Márcia Sucupira o cumprimentou em nome dos demais acadêmicos.
A saudação ficou a cargo do secretário-geral e fundador José Luís Lira, que destacou a unicidade das cidades de Guaraciaba do Norte (Ceará), Oeiras e Parnaíba (Piauí) naquela noite da capital cearense, Fortaleza, por meio das famílias do recém-empossado, Memória e Ferraz, destacando a trajetória do novo acadêmico e apresentando o livro “Alicerce: História de Edméa e Ferraz Filho”, sobre os avós de Fernando Basto Ferraz, autor e empossado.
Em seu discurso de posse, Ferraz demonstrou sua alegria em congregar-se àquela plêiade de imortais, teceu o panegírico de seu patrono, Pe. Assis Memória, seu tio-bisavô, tio e padrinho de sua avó Edméa Memória Ferraz. Leu um belo ensaio crítico-literário de Humberto de Campos sobre seu novo patrono e figura familiar importante em sua família.
José Augusto Bezerra, presidente de honra da Entidade, enalteceu as qualidades do novo Acadêmico Ferraz que conheceu quando era governador do Rotary Club Internacional e Ferraz presidia Club de Rotary em Parnaíba, destacando a festividade do momento em que “nova estrela começou a brilhar na constelação da cultura cearense”.
Ao final, a presidente se congratulou com o novo acadêmico, demonstrando seu contentamento em tê-lo na Academia Cearense de Cultura. Seguindo-se enquanto o autor recém-empossado autografava seu livro “Alicerce: História de Edméa e Ferraz Filho”, foi servido coquetel por ele oferecido aos seus convidados que abrilhantaram a solenidade.
Das mensagens congratulatórias enviadas foram destacas ofício da Academia Parnaibana de Letras (APAL), assinado pelos acadêmicos José Luiz de Carvalho (Presidente) e Antonio Gallas Pimentel (secretário-geral) e telegrama do presidente do Sistema Fecomércio do Estado do Piauí, Dr. Francisco Valdeci de Sousa Cavalcante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comente essa postagem
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.