1 de set. de 2015

Projeto do Porto de Luís Correia será readequado e terá nova função

Atendendo a uma sugestão do governador Wellington Dias, o ministro da Secretaria de Portos, Edinho Silva, acatou a proposta de readequação do projeto do Porto de Luís Correia para se tornar um porto pesqueiro e turístico, possibilitando assim o aproveitamento dos investimentos já feitos e evitando a devolução de recursos por parte do Estado.
O governador Wellington Dias, a assessora da Secretaria Estadual de Transportes, Cristina Castelo Branco, e o superintendente de Representação do Piauí em Brasília, Roberto John, se reuniram nesta segunda-feira (31/08), com o ministro e a equipe técnica do Ministério para tratar do assunto.
A proposta é fazer essa readequação e estabelecer um novo cronograma junto ao Tribunal de Contas da União (TCU). Para isso, nesta terça-feira (1º), a equipe do Estado será recebida pelo ministro do TCU, Vital do Rego, e realizará a primeira reunião técnica com a equipe do ministério.
PORTO DE LUÍS CORREIA
Os primeiros estudos hidráulicos e hidrológicos para a instalação do porto são do fim da década de 1960. As obras de construção, entretanto, só foram iniciadas entre as décadas de 1970 e 1980 e paralisadas em 1986, por insuficiência de recursos. Já em 1988, a exploração do porto foi objeto de concessão, por 50 anos, ao Governo do Estado do Piauí, que, em 1991, subconcedeu a construção e exploração do porto à empresa Inace.
Após 16 anos sem investimentos pela referida empresa, o contrato de subconcessão foi rescindido e, em 2007, foi firmado o Convênio nº 003/2007, entre a SecretariaEspecial dos Portos da Presidência da República - SEP e a Setrans, para execução de serviços e obras de retomada da construção do Porto de Luís Correia/PI, no valor estimado de R$ 12,1 milhões.
Fonte: com informações da CCOM
Publicado Por: Gil Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.