27 de jun. de 2015

Empresários do trade turístico do Piauí comparecem ao Salão da Rota das Emoções

Salão Rota das Emoções abre chance para troca de experiências. Evento segue até domingo (28), em Jericoacoara (CE).

flavio nogueira turismo_no_pi
O secretário estadual de Turismo, Flávio Nogueira, destacou ações que estão sendo realizadas para fortalecer o setor no Piauí.
Secretário elenca ações para fortalecer o Turismo no Piauí e gerar renda. Empresários do trade turístico do Piauí aproveitam para ampliar oportunidades em feira. Na 3ª edição do Salão de Turismo Rota das Emoções, o secretário estadual de Turismo, Flávio Nogueira, destacou ações que estão sendo realizadas para fortalecer o setor no Piauí. “Estamos buscando mecanismos para que possamos ampliar a infraestrutura necessária para atrair turistas, como a sinalização, melhoria do acesso com rodovias, reurbanização de espaços turísticos. Também buscamos investimentos para dotar o Piauí da infraestrutura necessária para receber bem o turista, junto a instituições governamentais e junto a iniciativa privada”, elencou o secretário durante uma Mesa Redonda.
Com essas ações, o objetivo, segundo o secretário, é promover as potencialidades dos atrativos turísticos do Estado do Piauí, aumentando a competitividade dos produtos e destinos, com melhor organização e estruturação na oferta turística e que permita o acesso de todos os públicos. “Com isso, de forma indireta, estamos proporcionando o desenvolvimento e melhoria dos índices econômicos e sociais, do emprego e renda para a população”, reforçou.
Rota das Emoções
Complexo turístico que passa por três Estados brasileiros – Maranhão, Piauí e Ceará –, a Rota das Emoções é conhecido assim pelas amplas opções do chamado turismo de aventura – com as condições perfeitas para a prática do surfe, windsurfe, kitesurfe e outros esportes – e ecoturismo.
No roteiro, estão verdadeiros paraísos como o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – unidade de conservação no Maranhão, com área total de 156.584 hectares –, o Delta do Parnaíba – com 73 ilhas fluviais entre os Estados do Maranhão e Piauí – e Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará.
Ao todo, 14 municípios integram a Rota das Emoções, sendo cinco do Maranhão: Barreirinhas, Paulino Neves, Araioses, Tutoia e Santo Amaro. Em mais de 10 anos após sua criação, a Rota das Emoções ampliou de 18% para 82% o índice de empresas formalizadas; de dois para oito dias o período de permanência do turista no roteiro; e de zero a 30 o número de eventos internacionais em que a Rota já foi apresentada.
O diretor-técnico do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) no Maranhão, José Morais, explica que, agora, o desafio é encontrar, com o poder público, soluções para problemas estruturais dos municípios que formam a Rota das Emoções. “O turismo funciona como a maior cadeia produtiva do mundo. É a cadeia que consegue fazer o maior número de inclusões de atores, econômicos, sociais e educacionais. Nós só estamos praticando isso. É um projeto coletivo, que inclui o Maranhão, o Piauí e o Ceará”, explicita.
E se vale lançar mão da melhor estratégia para destacar o Maranhão na Rota das Emoções, nada mais original e criativo do que cantar a paixão pela terra: um grupo de maranhenses acabou fazendo, de forma espontânea, a apresentação de toadas de bumba meu boi e canções consagradas, como ‘Ilha Magnética’, do cantor e compositor César Nascimento.
Da redação do Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.