28 de abr. de 2015

Hospital Dirceu Arcoverde passa a estruturar exigências do CRM-PI para evitar interdição


Depois de aprovada em sessão plenária do Conselho Regional de Medicina do Piauí – CRM-PI pelo indicativo de interdição ética nas dependências do Hospital Estadual Dirceu Arcoverde - HEDA, no último mês de fevereiro, a direção técnica do hospital, enviou resposta ao termo de notificação deste CRM, informando que todas as recomendações solicitadas pelo Conselho já estão sendo providenciadas.
Os conselheiros do CRM-PI encontraram uma série de problemas naquela unidade de saúde, em fiscalização realização no mês de fevereiro. As principais irregularidades apontadas no relatório foram: o não funcionamento do laboratório em regime de 24 horas, a falta de equipamentos adequados na sala de recuperação pós-operatória e falta de equipamentos de intercorrência na urgência, UTIs e sala de recuperação pós-operatória.
Quanto ao laboratório, no ofício assinado pelo diretor técnico do HEDA, Dr. Samuel Lima de Abreu, é informado que os equipamentos já foram adquiridos e estão sendo instalados. A fiscalização apontou que havia falta de serviços clínicos no laboratório, incluindo microbiologia e hemogasometria. Outra medida que o hospital garante que está sendo tomada é a Sala de recuperação pós-operatória, que está fora das recomendações. A direção explica que a mesma está sendo adequada somente para este fim, pois atualmente a sala está sendo utilizada como UTI neonatal (ver fotos anexas). A solução está sendo providenciada com a conclusão da obra do setor de Obstetrícia, para onde será transferida a UTI neonatal, ficando o espaço atual apenas para os pacientes que deixam o centro cirúrgico. O hospital ainda não deu prazo final para a mudança, mas acredita-se que em 30 dias deverá ocorrer.
O item três, que trata dos equipamentos, a direção do HEDA informou que a Secretaria Estadual de Saúde – Sesapi já está providenciando o envio dos mesmos, o que não haviam sido instalados até a semana passada. O conselheiro do CRM-PI em Parnaíba, Dr. Osvaldo Gomes dos Santos (em foto anexa), informou que são equipamentos essenciais para o funcionamento do hospital, tanto nos setores de urgência, como nas UTIs e nos pós-operatórios, como exemplo aparelhos de ressuscitação cardiopulmonar e oxigênio. “A explicação da gestão do hospital é que para se ter esses equipamentos, requer processos de licitações do poder público, autorizações e uma série de trâmites burocráticos, que demandam tempo. Todo esse trabalho do CRM-PI é um começo importante para que as demandas e necessidades sejam cumpridas. Em nenhum outro hospital de Parnaíba há uma complexidade como esta a ser colocada em prática, nem público e nem privado, e quando tivermos tudo a contento, o hospital passará a atender com mais eficiência à população”, relatou o conselheiro.
O diretor técnico Samuel Abreu encontra-se em viagem e retorna ainda nesta semana, quando afirmou que poderá informar melhor o andamento das adequações. O presidente do CRM-PI, Emmanuel Fontes, informou que a fiscalização e as determinações de cumprimentos de demandas com prazos certos faz despertar no gestor a necessidade de melhorias no sistema de saúde como um todo.

Outras informações: CRM-PI
(86) 3216-6100 e (86) 9988-5050

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