1 de fev. de 2015

ALEPI: Veja como foi a posse dos deputados e a eleição da mesa

Reviravolta! Após quase quatro horas de solenidade na Assembleia Legislativa, o deputado estadual Themístocles Filho foi eleito novo presidente da casa. Com a maioria de 2 dos votos, a leitura dos votos teve virada no final. No 15º voto para o peemedebista, todos no plenário já comemoravam vitória. O resultado final ficou em 16 a 14.
A casa inicia a sua 18ª legislatura a partir deste domingo. Os 30 deputados eleitos em outubro do ano passado tomaram posse na assembleia, sendo que 12 deles, iniciam o primeiro mandato. Com renovação 46% na casa, muitos são herdeiros de pais ou parentes que os apoiaram durante a campanha.
Nesta segunda-feira, dia 02 de fevereiro, às 10 horas, haverá a foto oficial dos parlamentares na Avenida Marechal Castelo Branco.
As 11h, haverá a instalação da 1ª Sessão Legislativa da 18ª Legislatura, com a leitura da Mensagem Anual pelo governador Wellington Dias com a proposta e as metas de sua administração no Estado do Piauí.
Além do novo presidente os deputados definiram também a composição da nova mesa diretora.
todostevecandidatos.png
180 vai acompanhou direto do plenário da Assembleia Legislativa toda movimentação em torno da votação, trazendo detalhes e bastidores da posse.
Ampliada às 13h19
VEJA COMO FOI A VOTAÇÃO PARA PRESIDENTE
Após a sessão que deu posse aos deputados, uma nova sessão foi iniciada na Assembleia para a votação que definirá o nome do novo presidente da casa legislativa. Em caso de empate, o candidato mais velho, no caso Themístocles, seguirá no comando da casa.
Os candidatos Fábio Novo e Themístocles fizeram a conferencia das cédulas, e alertou que nenhum deputado poderá entrar na cabine de votação com aparelho celular ou máquina fotográfica.
A cabine é completamente fechada, até mesmo por cima.
cab1.jpg
Dentro há uma caneta de cor azul, que os deputados usarão para assinalar ou no nome do peemedebista ou do petista.
Nerinho e Flora Izabel são fiscais representando Fábio Novo, e Robert Rios e João Mádison atuarão como fiscalizadores por Themístocles. Os candidatos serão chamados nominalmente, em ordem alfabética.
Primeiro ele entra na cabine com a cédula para votar em presidente. Sai, pega a cédula para votar na mesa diretora, e volta para a cabine. Ao final da votação, os fiscais de Novo e Themístocles irão conferir se na urna há os 30 votos.
mesadiretora.png
Fiscalizando a votação pelo deputado Fábio Novo, a deputada Flora Izabel aproveitou o intervalinho entre um voto e outro para comer uma maça. Ela repartiu a fruta com os deputados Robert Rios e Helio Isaías. Enquanto isso, João Mádison se aproximava de Fábio Novo, durante a entrega dos envelopes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.