2 de jul. de 2014

Trajetória de Evandro Lins e Silva, travada pelo regime militar, precisa ser resgatada

Renato Simões sugere Prêmio Evandro Lins e Silva como forma de resgatar a trajetória do jurista, intelectual e político.

Evandro Lins e Silva
Tramita na Câmara o projeto de resolução (PRC 234/13) de autoria do deputado Renato Simões (PT-SP) que institui o "Prêmio de Direitos Humanos Evandro Lins e Silva", da Câmara.

De acordo com o deputado Renato Simões, a trajetória de Evandro Lins e Silva precisa ser reparada. "A sua grande trajetória, como jurista, como intelectual, como proponente e defensor da democracia e da liberdade no Brasil, foi travada pelo regime militar, cassado que foi no Supremo Tribunal Federal. E, nesse amplo movimento de resgate da memória, da verdade e da justiça sobre esse período, é que estamos propondo esse prêmio", explicou Simões.

Enquanto isto em Parnaíba, terra natal de Evandro, pouco ou quase nada se faz para render homenagens um dos maiores defensores da democracia e da liberdade no Brasil.

Em 2008 o Governo do Estado do Piauí, comandado pelo então Governador Wellington Dias, atualmente senador da republica, divulgou através do Secretário de Turismo, Silvio Leite, a construção do Memorial Evandro Lins e Silva em homenagem ao renomado jurista e que seria inaugurado em 2012, ano do centenário de nascimento do ilustre parnaibano.  A obra seria edificada em Parnaíba (PI), no litoral piauiense, cidade natal do jurista, jornalista, escritor e político. O um projeto traria a assinatura de Oscar Niemeyer, o mais famoso arquiteto do modernismo no Mundo e responsável por ícones da arquitetura do país como a Catedral de Brasília e o edifício Copan, em São Paulo. Seria 1ª obra arquitetônica projetada pelo arquiteto de Brasília-DF no estado do Piauí. Que pena, ficou apenas no discurso!

Da redação do Jornal da Parnaíba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.