28 de out. de 2013

Dunas avançam bloqueando pista e soterrando casas no litoral do Piauí

A imagens foram feitas no último sábado (26) no litoral piauiense.

Dunas toma quase toda pista da PI 116 no litoral piauiense
As dunas voltaram a ocupar a pista da PI 116, entre a praia do Coqueiro e o Complexo Barramares, no município de Luís Correia.

Quem passa pelo local enfrenta grandes morros de areia, que ameaçam cobrir, inclusive, uma ponte.

Já na praia de Maramar a situação é ainda pior. As casas da pequena vila foram engolidas pela areia. Muitos moradores tiveram que sair de suas casas com medo do pior. 

Pousada sendo tomada pela areia no Maramar
A reportagem entrou em contato com o Secretário de Meio Ambiente, Dalton Macambira, para saber sobre as providencias que serão tomadas nos dois casos. Segundo ele, um projeto de contenção de dunas nas praias do Coqueiro e Atalaia já foi encaminhado para o governador Wilson Martins, faltando agora aprovação. “Quanto a Maramar nós ainda não temos um projeto específico, pois a movimentação das dunas é diferente em cada caso. Mas com certeza vamos tomar providencias emergenciais”, explica o secretário. 

Casa de aluguel  na Praia do Maramar quase coberta pela areia
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Semar) já realiza um trabalho de contenção das dunas no município de Ilha Grande, com o intuito de barrar o avanço da areia sobre a cidade, bem como no principal acesso ao Delta do Parnaíba, o Porto de Tatus. 

O mesmo projeto de plantio das mudas que é executado em Ilha Grande já foi feito, há dois anos, na Lagoa do Portinho, localizada entre os municípios de Parnaíba e Luís Correia.

A reportagem tentou falar com o Departamento de Estradas e Rodagem (DER) a respeito da rodovia parcialmente bloqueada, mas não obteve sucesso. 


Edição do Jornal da Parnaíba
Por: Arlinda Monteiro
Fotos: Fábio Lima/Cidade Verde

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.