2 de jul. de 2013

Em Parnaíba temos PSF funcionando ou apenas fazendo de conta?

Posto de Saúde de Parnaíba fechado
Como trabalhar num lugar como esse? Com certeza alguém trabalha... Não pelo dinheiro, mas por amor a profissão. Falta tudo, estrutura, condições de trabalho...  Que vergonha!!! Normalmente nestes postos de saúde não tem o básico, quando tem o médico não tem uma comprimido para receitar para dor de cabeça, febre ou verme. Vergonha né? Então pra que trazer médicos de outros países se não tem o que fazer aqui? Primeiro temos que fazer um estudo de tudo que estamos oferecendo aos nossos profissionais da saúde e reestruturar, antes de gastar desentenebrecente com médicos de outros países.

Os médicos precisam se unir e mostrar que precisam é de infraestrutura nos postos, nos hospitais para poder praticar uma medicina de qualidade. O médico é uma classe forte e que merecem respeito por tudo que estudaram, por todo o bem que fazem todos os dias aos pacientes, mesmo em condições adversas!

Um Posto de Saúde da Família, considerada a menor estrutura de atendimento  instalado nos bairros, devirá funcionar como a porta de entrada para um hospital com melhor resolutividade capaz de solucionar os problemas de saúde da população, mas cadê o com hospital com esta infraestrutura em nossa região?

Prédio do PSF sem identificação e sem funcionamento
em Parnaíba
E os PSF de Parnaíba funcionam?

Equipe multiprofissional:Normalmente num posto de saúde deveria ter um quadro de sete pessoas. Precisamos lembrar que a população está nas ruas protestando por diversas melhorias e dentre elas a saúde pública está na primeira fila de pautas dos paraibanos. Nossos postos de saúde estão funcionando com uma equipe completa como exige o Ministério da Saúde?. Dinheiro para manutenção não falta, não podemos nos queixar disso.

O caso mais recente é este: O médico que atende no Posto de Saúde da Família (PSF) do CAIC (Centro de Aprendizagem e Integração de Cursos) entrará de férias do dia 01 a 15/07 como informa uma folha na porta do posto e moradores pedem que a prefeitura mande um médico substituto a comunidade. O nome disto é descasa o falta de planejamento?

Para você que procura um PSF, saiba que deverá encontrar ali um equipe completa de profissionais prontos para lhe dar assistência e se necessário lhe encaminhar para um hospital que tenha um médico assessorado por uma equipe com a especialidade que sua enfermidade requer.

Cada equipe do PSF é composta, no mínimo, por um médico, um enfermeiro, um auxiliar de enfermagem e de quatro a seis agentes comunitários de saúde (ACS). Outros profissionais - a exemplo de dentistas, assistentes sociais e psicólogos - poderão ser incorporados às equipes ou formar equipes de apoio, de acordo com as necessidades e possibilidades locais. A Unidade de Saúde da Família pode atuar com uma ou mais equipes, dependendo da concentração de famílias no território sob sua responsabilidade. Será que falta médico no Brasil? 

Entretanto o que se houve falar e já por diversas vezes constatadas é que os postos ou estão fechados ou não tem uma equipe pronta para atender a demanda de pacientes que acorrem a estes PSF. Falta médico, odontólogo, enfermeiro, atente comunitário, etc. na maioria das vezes o atendimento é uma placa: Estamos fechados!

Da redação do Jornal da Parnaíba | Tacyane Machado/Costa Norte

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.