3 de jun. de 2013

Opinião - O Mercado da Caramuru.


           No governo do prefeito Paulo Eudes, em 14 de outubro de 2001, foi inaugurado o Mercado Pedro Machado, obra do governador do estado na época, Francisco de Assis Moraes Sousa, o Mão Santa. Com quatro galpões, bem organizado, foi iniciado para ser um modelo de mercado público de Parnaíba. Funcionou bem algum tempo, mas nos últimos oito anos virou uma bagunça! Infelizmente a administração municipal neste período permitiu que o negócio se transformasse em um local desorganizado e contaminado.
          O Mercado tem um fedor repugnante, ainda não tem esgoto sanitário e parte de sua limpeza escore para as ruas! Em sua área comercializam-se galinhas, patos, perus, porcos, bodes, carneiros, peixes, caranguejos... Também as carnes bovina, suína, caprina e de aves, alem das vísceras dos animais (a procedência e a vigilância sanitária?). Nas calçadas da Pinheiro Machado quebram-se as cabeças dos bois, vendidas para ração de cachorro!
          As bancas de verduras e frutas, improvisadas de madeira, a partir das 6 h da tarde são invadidas por pequenas baratas, conhecidas como “francesinhas” que durante o dia ficam escondidas nas frestas dos móveis, saindo ao entardecer. Estas baratas e os seus ovos aos poucos vão sendo levadas para as residências nas embalagens, bananas e outros vegetais.  
          Por mais absurdo que possa parecer neste mercado não tem mais onde estacionar: o estacionamento para os carros e as calçadas para pedestres foram invadidas e ocupadas “por lojas” de cd’s, roupas, gêneros, vendas de animais vivos, plantas e vários tipos de negócio. Na outra calçada, do outro lado da Rua Caramuru, comércios ocupam o passeio com varandas e expositores: os pedestres andam no asfalto!
          Em algumas horas do dia tem grandes congestionamentos com pessoas andando na rua, veículos e carroças tentando entrar ou sair do mercado e centenas de bicicletas, motos, carros, ônibus e caminhões, através da Rua Caramuru (não tem outra opção!), precisando acessar a Av. Dr. João Silva e aos grandes bairros Piauí, Betânia 1, 2, Raul Barcelar 1, 2, 3, 4, 5, João Paulo, Planalto... Isto porque “o intransigente” ex-prefeito direcionou todo o trafego a fazer o contorno atrás do Mercado Pedro Machado, atualmente o local mais conturbado da cidade!
         Que quê é isto Zé...? ... Incompetência confirmada!

Por Paulo Henrique Neves 
Fonte: Portal do Catita/Edição Blog do Pessoa 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.