3 de mar. de 2013

O Kart no Piauí esta agonizando na UTI.



Sem muitas esperanças de crescimento o Automobilismo Piauiense que é representado pelo Kart Parnaibano esta a beira da morte. Podemos dizer que esta na UTI.

Já não mais podemos contar com o único Kartodromo que o Piauí possuía nos pilotos Parnaibanos poderíamos nos sentir privilegiados, pois possuíamos o único Kartodromo do Piauí que atualmente não existe mais, hoje as provas são realizadas em circuitos de rua o que perdurara durante ano de 2013. Apesar dos apelos as autoridades governamentais e municipais pelo visto iremos continuar sem ele. Em contra partida nossos vizinhos Ceara e Maranhão investem forte no Automobilismo.
Vamos ver; O Maranhão possui 02(dois) Kartodromos e uma Federação chamada FAEM(Federação de Automobilismo do Estado do Maranhão). Esta entidade com o apoio do Governo e Prefeituras realiza 03 Campeonatos, sendo dois regionais, São Luiz e Imperatriz e um Estadual denominado Campeonato Maranhense de Kart, fora campeonatos Nacionais que em 2012 foram 02(dois). Seletiva Petrobras em São Luiz e Copa Brasil em Imperatriz.
Nosso outro vizinho o Ceara possui 02(dois) Kartodromos e um Autódromo dirigidos pela FCA(Federação Cearense de Automobilismo) lá são realizados os Campeonatos de Esporte Protótipo, Marcas e Pilotos, Arrancada, Motociclismo e o Campeonato Cearense de Kart. Este ano o Ceara ira sediar uma das Etapas do Campeonato Brasileiro de Kart.
Provas nacionais como Copa Brasil (Imperatriz - Ma em 2012), Seletiva Petrobras (São Luiz – Ma em 2012) e Campeonato Brasileiro (Eusébio – Ce em Julho de 2013) são provas que reúnem os melhores Kartistas do Brasil e costumam contar com 150 a 200 participantes. Destes 150 a 200 mais da metade vem de outros estados com suas equipes. Levando em conta que os kartistas a nível nacional são menores de idade sempre vem acompanhado da família, ou seja, geralmente uma equipe é composta por Piloto, Pai, Mãe, Mecânico Chefe e 02(dois) ou 03(ajudantes). Em geral uma equipe é composta de 5(cinco) a 07(sete) integrantes que vem de outros estados para a Cidade escolhida para realizar o Evento. Em media 1.200 a 1.500 pessoas que durante 07(sete) dias se utilizarão de nossos hotéis, conheceram nossos pontos turísticos e nossa culinária. Então ao contrario do que a grande maioria dos Governantes pensa o Kart pode trazer retorno financeiro. Se isso não ocorresse, pode ter certeza que o Governo do Maranhão e do Ceara e outros que não citei não iriam apoiar estes projetos.
Espero que este relato possa abrir os olhos de nossos Governantes para o nosso Esporte, pois existe verba no Ministério dos Esportes para construção de centros esportivos que poderiam abrigar no mesmo complexo sedes para esportes que muitos gostam, mas não tem onde praticar, por exemplo, poderia se construir um complexo abrigando um Kartodromo, Pistas de Skate, Patins, Bicicross, Motocros, Mountain Bike, tiro esportivo entre outros. Todos estes esportes citados não tem sedes e são praticados de forma totalmente amadora, o que poderia ser diferente e levar o nome do Piauí a eventos Nacionais. Como eu disse existe verba a nível Federal para isso, basta que seja solicitada. Senhores políticos apóiem os esporte ele é importante para formação do Jovem e o retorno no futuro é muito grande.








Fotos:
Danilo: 86 9439-6345
Fonte: Parnaíba Kart Clube.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.