30 de jan. de 2013

GOVERNO DO ESTADO DISPÕE DE R$ 64 MILHÕES PARA PRIMEIRA ETAPA DO PORTO DE LUÍS CORREIA


Porto de Luis Correia
O governador Wilson Martins reuniu-se, nesta terça-feira (29), em Brasília, com o presidente da Empresa de Planejamento e Logística (EPL), do Governo Federal, Bernardo Figueiredo, para tratar de parcerias para a integração modal ferrovia-hidrovia no Piauí e a conclusão do Porto de Luís Correia. A audiência é resultante de entendimento firmado entre o governador e Dilma Rousseff, durante visita oficial da presidenta ao Piauí, no dia 23 de janeiro.
Durante a audiência, foram apresentados a Bernado Figueiredo os estudos de viabilidade técnica e econômica do Porto de Luís Correia. Pelos projetos, o porto será de cabotagem, o primeiro do Brasil nessa modalidade. As vantagens são: menores custo unitário, índice de avarias e de sinistros; redução do desgaste das malhas rodoviárias; menores consumo de combustíveis e índice de poluição.
O governador Wilson Martins e Bernardo Figueiredo trataram também sobre outros grandes projetos de infraestrutura do Piauí, como a hidrovia do rio Parnaíba (já com estudos em fase de confecção) e a ferrovia ligando Teresina ao Porto de Luís Correia (a ser revitalizada).
Inicialmente, a proposta da Empresa é fazer uma ligação entre o transporte ferroviário e a hidrovia do Parnaíba. Um estudo deverá ser feito para analisar a viabilidade do empreendimento. A prioridade é a recuperação da linha férrea já existente entre Teresina e o litoral.
Técnicos da EPL irão ao Piauí na próxima semana para se reunir com técnicos da Secretaria Estadual de Transportes e iniciar os estudos necessários.

Porto
O porto de Luís Correia, que conta com recursos do PAC 2 para obras de dragagem, de aprofundamento e adequação da navegabilidade nos canais de acesso, é estratégico para atender à demanda reprimida não só do Piauí, mas também de estados vizinhos em função da sobrecarga dos portos de Pecém, no Ceará, e Itaqui, no Maranhão.
O Governo do Estado dispõe de R$ 64 milhões para a conclusão da primeira etapa do Porto, que é a ampliação e reconstrução do cais e a área do retroporto. Para a conclusão da obra devem ser investidos R$ 320 milhões com recursos do Governo Federal e Estadual.

Fonte: Governo do Estado do Piauí

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