4 de nov. de 2012

Mulher se afoga na Praia de Atalaia e é salva por surfista; bombeiros são vaiados

Um episódio causou tumulto e revolta de banhistas na praia de Atalaia, em Luís Correia (a 330 quilômetros de Teresina) na manhã deste domingo(04). Uma pessoa estaria se afogando e na praia não havia salva-vidas. Mensagens na rede social Facebook de indignação foram postadas.
“Indignada com o Corpo de Bombeiro do Piauí. Afogamento na Praia e assistência zero. Vieram, viram a cena, saíram e depois de meia hora voltaram. O detalhe é que um surfista já havia salvo a criança. Falta de vergonha para o nosso Estado. Os heróis não vestem fardas e nem possuem rótulos. Salve, Deus!”, disse uma internauta. 


De acordo com o major Rivelino de Moura, por conta da falta de efetivo, não há como deixar salva-vidas nas praias, mas assim que foram acionados, compareceram ao local. Ele disse que como a vítima estava há 50 metros depois da área de arrebentação das ondas, era necessário pegar equipamentos para fazer o resgate. 
“Assim que chegamos nós vimos duas pessoas em uma prancha, depois da área de arrebentação, ai voltei até o quartel para pegar o Jet ski, não poderíamos fazer um resgate sem estrutura, só apenas entrar na água. Quando voltamos eles já haviam saído da água”, explicou o comandante do Corpo de Bombeiros em Parnaíba. 

Os banhistas teriam vaiado os bombeiros e aplaudido os jovens que conseguiram tirar as pessoas da água. 

Ele confirmou que populares vaiaram os bombeiros. “Foi uma situação constrangedora, mas nós não temos efetivo para colocar na praia. No quartel temos 24 bombeiros ao todo e quatro trabalham por plantão de 24 horas de serviço por três dias de folga, ainda tem os que estão dispensados, tiram licença e férias”, especificou o militar, que disse ainda que somados aos 24, há 11 bombeiros que estão exclusivamente à disposição do aeroporto de Parnaíba. 
O Major Rivelino alertou que a área de arrebentação das ondas é perigosa para banhistas que mão têm experiência de entrar no mar. “Essa área não dever ser frenquentada por pessoas que não saibam surfar direito. As pessoas alugam pranchas e acham que podem ir para o alto mar e não conseguem voltar”, enfatizou.
Por: Caroline Oliveira/Cidadeverde.com 

5 comentários:

  1. Esse capitão ai é muito bom para exibir as fotos dele em viagens para o exterior em congressos e treinamentos, fazendo rapel, na Pedra do Sal também quem salva os banhistas e alerta os mesmos são os pescadores que conhecem bem o mar e se garantem no resgate de alguma vitima, os bombeiros de Parnaiba são bons para tirar gatinhos de árvore, ou puxar de dentro d'água um defunto q já tá boiando, ou passear e fazer show nas motos aquáticas do governo! Parabéns para aqueles que não terinados e formados e não recebem nenhum centavo para salvar vidas, e infelizmente não são reconhecidos pelo poder público do nosso Estado, fica aqui uma sugestão, já que os órgãos responsáveis não estão funcionando em sua totalidade, façam uma parceria com os populares destas praias, treinem eles, para que os mesmos possam melhor desempenhar suas atividades de salva vidas, busquem o diálogo, um entendimento é assim que conseguimos superar as dificuldades e atender melhor a população que é carente destes tipos de serviços, não se envergonhem por não terem eficiência, reconheçam seus erros e procurem a solução!

    ResponderExcluir
  2. UM PEDREIRO QUE MUITAS VESES É DE POUCA FORMAÇÃO QUANDO VAI REALIZAR UM TRABALHO LEVA VAIRAS FERRAMENTAS, LEVA MESMO AQUELAS QUE MUITAS VESES NÃO VÃO USAR. AGORA SE ESSE CARA AI É TÃO PREPARADO COM CURSOS NO EXTERIOR, SABENDO QUE O SALVAMENTO ERA EM AGUA, NO MAR PQ ESSE SEI LA O QUE NÃO FOI PREPARADO JA COM A MERDA DESSE JET SKY SERÁ QUE TEM QUE DESENHAR PRA ELE PRAMIM É UM DESPREPARADO PARABENS AO BANHISTA QUE TIVERAM A CORAGEM DE REALIZAR TAL SALVAMENTO, CORPO DE BOMBEIRO AQUI NO PIAUI É SO FANTASIA

    ResponderExcluir
  3. Bombeiro tem suas funções, que inclui salvamentos. Mas a função específica de 'salva vidas' na orla, deve ser feita por profissionais contratados para tal, a cargo das Prefeituras onde se localizam as áreas de banhistas. Isso acontece aqui e alhures. Só que o desconhecimento dos populares faz com que os responsáveis cruzem os braços e deixem o compromisso para os bombeiros. Fikadika.
    Não é bombeiro que está escrevendo não. Apenas sou conhecedor dos fatos. A Cesar o que é de Cesar!

    ResponderExcluir
  4. Senhor Fikadika alhures, pois então descreva as funções reias dos bombeiros do Piauí, para que todos nós possamos ficar conscientes deste papel! Daqui a pouco médico não está para salvar vidas, mecânico não está para solucionar problemas com veiculos, pintor não está para realizar pinturas! E agora?

    ResponderExcluir
  5. No portal do catita tem uma noticia dos bombeiros de parnaiba resgatando um jumento do piscinão, no bairro Piauí, eita bombeiros de responsa!

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.