Nesses
poucos dias que antecedem o Enem, ainda é possível dar uma última revisada no
conteúdo. Moderação, no entanto, é palavra de ordem. A mente e o corpo precisam
estar descansados para encarar a maratona de dez horas de provas - cinco horas
por dia.
"O aluno deve se concentrar no básico e jamais tentar correr
atrás do conteúdo perdido. Se ele não seguir essa dica, vai se desgastar e não
conseguirá se concentrar nos exames", diz Luís Targa, professor das
disciplinas de biologia e documentário do Colégio Vértice, do Campo Belo, zona
sul. "Para aqueles que não conseguem ou não quererem diminuir o ritmo,
filmes e músicas são uma ótima opção para rever parte de conteúdo."
De acordo com Targa, justamente por não terem caráter pedagógico
as obras permitem aos estudantes fazer uma reflexão mais aprofundada sobre uma
série de temas. "O que só traz pontos positivos quando se trata de uma
prova como o Enem."
Em geral, as questões do exame não são conteudistas. Por outro
lado, exigem muito dos candidatos a habilidade de interpretar textos. Os
enunciados são longos e as provas, recheadas de gráficos para análise.
O professor do Vértice afirma que muitos filmes podem servir como
material de estudo. Entre eles, não só os que abordam temas específicos sobre o
conteúdo exigido, como O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias, que trata do
período da ditadura militar no País, ou Arquitetura da Destruição, que traz uma
análise sobre o nazismo, mas também aqueles que tratam de assuntos em pauta,
como Pro Dia Nascer Feliz ou Quanto Vale ou É por Quilo?, que passeiam por
abordagens ligadas ao preconceito e à educação. "Esses filmes podem servir
como uma fonte de argumentos para que os alunos trabalhem com a questão das
cotas, tanto as raciais quanto as sociais", diz Targa.
Renan Garcia Miranda, professor do Anglo, diz que os estudantes
podem simplesmente rever os filmes que gostam ou ouvir novamente suas músicas
preferidas, desde que o faça com uma abordagem diferente. "Os alunos já
têm um repertório cultural", afirma. "Talvez seja muito mais
prazeroso para eles buscar novas camadas de leitura e interpretação daquilo que
já conhecem. Esse processo sempre lhe trará redescobertas."
"Livros, jornais e revistas também podem estar nesse roteiro
de estudos", acrescenta a coordenadora do Cursinho da Poli, Alessandra
Venturi. "São recursos que podem até ajudar os alunos na prova de redação,
seja na formulação dos argumentos seja enriquecendo o vocabulário", diz a
professora. "Alunos que têm uma visão geral sobre o que está rolando na
mídia terão muito mais recursos para se dar bem nas provas."
Segundo Alessandra, candidatos que precisam estudar mais um pouco
para se sentir mais seguros devem no máximo se esforçar para resolver questões
de provas anteriores ou fazer algumas redações, sempre procurando controlar o
tempo para cada uma das partes. "A sexta-feira, no entanto, deve ser
reservada, impreterivelmente, para descanso", afirma.
FILMOGRAFIA INDICADA
Ficção
A Onda (Dennis Gansel)
Quanto Vale ou É por Quilo? (Sergio Bianchi)
Xingu e O Ano em Que Meus Pais Saíram de Férias (Cao Hamburger)
Wall-E (Andrew Santon)
O Preço do Amanhã (Andrew Niccol)
Documentários
Arquitetura da Destruição (Peter Cohen)
Janela da Alma (João Jardim e Walter Carvalho)
O Veneno Está na Mesa (Sílvio Tendler)
Pro Dia Nascer Feliz (João Jardim)
Fonte: MSN Brasil
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