1 de jun. de 2012

Educadores federais manifestam-se contra o modelo de educação nas universidades


No dia 17/05 foi deflagrada a greve nacional dos professores das Universidade Federais em todo o Brasil, as manifestações em Parnaíba são realizadas também com a ajuda dos servidores e alunos insatisfeitos com as condições de ensino da instituição. A categoria se manifestou na manhã da quinta feira (31.05) na Praça da Graça em Parnaíba, onde realizaram “apitaços” colocaram nariz de palhaço e realizaram muitos outros modelos de manifesto, inclusive em frente a Câmara Municipal.

Professor Ricardo Mendes 
Em agosto de 2011 foi assinado um acordo proposto pelo Governo Federal em que o próprio governo não cumpriu. No dia 31 de março deste ano o governo deveria ter finalizado a negociação prometida ano passado para a nova carreira dos professores federais, o que não aconteceu. Novas reuniões já foram marcadas para retomada de negociação, mais o Governo insiste em remarcá-las e não se posiciona de forma positiva para com os professores.
Manifestantes em frente a Câmara Municipal de Parnaíba 
Segundo Ricardo Mendes líder do movimento na região, a greve deve continuar por tempo indeterminado, na ação os grevistas panfletam e colocam suas opiniões por meio de um som montado na praça. Juliane Teixeira uma das representantes do movimento dos servidores da UFPI, diz que a categoria dos técnicos esta com indicativo de greve para o dia 11/06 do corrente ano, na pauta esta o piso mínimo de três salários mínimos, hoje a categoria tem o pior piso entre os do serviço publico federal, será reivindicado ainda o "step" constante, reposicionamento dos aposentados e outras. As manifestações e protestos ao Governo Federal reúnem as diversas classes profissionais na esfera da educação.

Manifestação na Praça da Graça 

Por Denilson Freitas/Blog do Pessoa 

11 comentários:

  1. Só uma pergunta: Se eles são servidores FEDERAIS, o quê que tem a ver eles obstruírem a entrada da Câmara MUNICIPAL?

    Deviam organizar melhor essa greve...

    ResponderExcluir
  2. Greve, não é? Sei... Vejamos: Um professor substituto entra na Universidade Federal do Piauí ganhando cerca de cinco mil reais por mês. Dá menos de quatro aulas por dia. Trabalha de bermuda e falta quando quer, sem o menor constrangimento e sem NENHUM desconto no salário.

    Esses senhores são uma praga na educação do Brasil. Estudantes de Parnaíba, acordem! Não compactuem com esta palhaçada! Vocês vão perder UM ANO de vida!

    ResponderExcluir
  3. Só pra esclarecer caro "anônimo":
    Realmente é devido a pessoas como você que a educação no país não avança. Além de não contribuir em nada com a construção de uma sociedade melhor, ainda dissemina informações falsas e opiniões carregadas de senso comum. Desafio a você mostrar um edital qualquer de seleção de professores substitutos da UFPI cujo salário seja pelo menos próximo desse valor.
    Mas é fácil de perceber que você deve ser só mais um frustrado que deve ter cursado faculdade particular e jamais conseguiu entrar numa universidade pública. Seja como estudante ou seja como docente! Acorda...

    ResponderExcluir
  4. Gostaria de perguntar ao anonimo que escreveu acima em que paraíso terrestre um substituto ganha 5 mil reais, uma vez que professor efetivo, com dedicação exclusiva, com nível de mestrado ganha apenas 4 mil???
    Os professores lutam por uma reestruturação na classe, valorização do profissional, que se inicia primeiramente com aumento salarial.
    Atualmente os professores federais estão ha 8
    anos sem aumento. sou estudante e acredito que para termos educação de qualidade devemos primeiramente valorizar o professor.

    ResponderExcluir
  5. Essa ladainha todo santo ano tinha quando fazia Faculdade.Estou formado a 10 anos pela UFPI e dei graças a Deus quando concluí. Por isso muitos optam pelas Universidades particulares, não pela facilidade de ingressar, mas por essa fuleiragem de greve todo santo ano. Eita sina desgraçada!!!

    ResponderExcluir
  6. E o cego!!NO fim vão aceitar 50 conto de aumento..

    ResponderExcluir
  7. Primeiro: ninguém obstruiu a entrada da câmara, apenas houve uma caminhada pela praça.

    Segundo: professor substituto ganhando 5 mil reais por mês, onde? Você esqueceu de dizer qual o país que vc mora, porque no Brasil não é.

    Terceiro: professores, alunos e técnicos querem educação de qualidade para todos os parnaibanos, por isso estão juntos no movimento.

    ResponderExcluir
  8. Primeiro: a Greve não foi "em frente à Câmara Municipal", e sim na PRINCIPAL Praça da cidade, as manifestações foram na parte central da Praça. Não é pq fizeram uma parada em frente à Câmara que o protesto seria "municipal".
    Segundo: a greve não é apenas para aumentar o salário, envolve muitas outras questões, inclusive melhores condições de ensino, consequentemente é uma melhoria para os ALUNOS.
    Vamos conhecer primeiro as causas da greve pra depois fazer seus comentários.

    ResponderExcluir
  9. Quem disse que professor substituto tp-20hrs ganha 5.000??? Está por fora do assunto!!! Ganha na verdade R$500,00 errou feio... é só ver o contra-cheque do professor!!!
    A luta dos professores não é por salário, é por reestruturação da carreira... é algo bem mais profundo que vocês que postaram até agora deveriam procurar saber o que é!!!
    A manifestação não foi em frente a Câmara Municipal, quem passou no centro viu... os professores deram a volta na Praça e pararam em vários locais para tirar fotos... porém, o dono desse site colocou essa foto... foi apenas uma coincidência!!!
    A qualidade do ensino passa pelos professores e devemos apoiar a causa deles...
    A GREVE É NACIONAL!!! É NACIONAL!!!
    Força e rumo a greve!!

    ResponderExcluir
  10. Anonimo de 1 de junho de 2012 09:22, aonde um substituto entra ganhando cinco mil? Não fale bobagem, um efetivo trabalhando igual louco, se não for doutor, não consegue ganhar os cinco mil mencionado por vc.
    A greve é justa e necessária! Se vc não sabe do que está acontecendo, procure se informar e depois manifeste-se de forma correta, honesta e justa!

    ResponderExcluir
  11. Que lamentável quando manifestam-se, sei lá quem (está anônimo), sem o menor conhecimento da realidade e das motivações do movimento grevista. Acredito que esta ignorância é fruto de alguém que gostaria de ser docente da federal, mas não teve capacidade de ser aprovado!!! Recalque total!!!! Informe-se!!!

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.