1 de mai. de 2012

Dia do Trabalho: história, como surgiu

Comemorado no dia 1º de maio no Brasil e em diversos países do mundo, O Dia do Trabalho ouDia do Trabalhador é dedicado a festas, manifestações, passeatas, exposições e eventos reivindicatórios. 

Sua história remonta o ano de 1886 na industrializada cidade de Chicago (Estados Unidos). No dia primeiro de maio deste ano, milhares de trabalhadores foram à s ruas reivindicar melhores condições de trabalho, entre elas, a redução da jornada de trabalho de 13 para 8 horas diárias. Neste mesmo dia ocorreu nos Estados Unidos uma grande greve geral dos trabalhadores.

Dois dias depois dos acontecimentos, um conflito envolvendo policiais e trabalhadores provocou a morte de alguns manifestantes. Este fato gerou revolta nos trabalhadores, provocando outros enfrentamentos com policiais. No dia 4 de maio, em um conflito de rua, manifestantes atiraram uma bomba nos policiais, provocando a morte de sete deles. 

Foi o estopim para que os policiais começassem a atirar no grupo de manifestantes. O resultado foi a morte de 12 protestantes e dezenas de pessoas feridas. 

Esses dias marcaram a história da luta dos trabalhadores por melhores condições de trabalho. Para homenagear aqueles que morreram nos conflitos, a Segunda Internacional Socialista, ocorrida na capital francesa em 20 de junho de 1889, criou o Dia Mundial do Trabalho, que seria comemorado em 1º de maio de cada ano. 

No Brasil existem relatos de que a data é comemorada desde o ano de 1895. Contudo, foi somente em setembro de 1925 que esta data tornou-se oficial, após a criação de um decreto do então presidente Artur Bernardes.

Fonte: grzero

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.