3 de abr. de 2012

Tartarugas do Delta registra maior índice de nascimento por ninho

Mais de 170 tartarugas de um mesmo ninho.
O ninho feito por uma tartaruga marinha da espécie ‘de pente’, a segunda mais ameaçada de extinção, na praia do Arrombado em Luís Correia, litoral do Piauí, chamou atenção dos biólogos do Projeto Tartarugas do Delta no último final de semana.
Nele, os técnicos do projeto patrocinado pela Petrobras, através do ProgramaPetrobras Ambiental, contabilizaram quase 200 ovos, dos quais nasceram 172 filhotes. O número está bem acima da média de natalidade por ninho da espécie e surpreendeu os biólogos por ser o maior número já contabilizado no litoral do Piauí.
- Aqui no Piauí é mais comum encontrarmos ninhos com nascimento entre 100 e 120. Essa quantidade de 172 filhotes pra nós é bastante significativa, e mostra que a fêmea que fez esta postura de ovos está no auge de seu comportamento reprodutivo – explica a coordenadora Técnica do Tartarugas do Delta, Werlanne Magalhães.
Após a eclosão dos filhotes, foi realizada a soltura dos animais no mar com a presença de membros da comunidade, professores universitários, crianças e empresários do setor de turismo da região da APA Delta do Parnaíba. Segundo a técnica Edlayne Mendes, essa é uma forma de aproximar a população e sensibilizá-la quanto ao trabalho de preservação feito pelo projeto.
- Definitivamente é um roteiro muito interessante, as pessoas podem vir aqui e além de conhecerem as belas paisagens da região, ainda têm a oportunidade de acompanhar a soltura dessas tartaruguinhas. Isso é um espetáculo! – cravou o operador de turismo, Alessandro Schwonka.
Até o momento o Projeto Tartarugas do Delta já contabilizou 28 ninhos no litoral do estado, a maioria está concentrada no trecho de praia entre o Coqueiro e Carnaubinha. A temporada reprodutiva da tartaruga marinha na costa do Piauí tem previsão de se estender até o mês de julho.
Edição: Proparnaiba.com

4 comentários:

  1. Saco cheio desse porra de tartarugas do Delta ¬¬

    ResponderExcluir
  2. Apio a proteçao e preservaçao da natureza.....mais seria magnifico ver as pessoas desenpenharem com tamanho esforço e dedicaçao a cobraça para a melhoria de vida das pessoas carentes......organizando esses movimentos contra os politicos que todo mundo sabem que sao corruptos mais ninguem faz nada....simplesmente aceita de bom agrado a merreca de salario que eles estipulam para o trabalhador.....de 670 reais quanto que eles ganham 12 a vinte mil por mes....para fazer o que.....ficarem sentados em um senado e decidirem com leis como ferrar com a nossa vida ????

    e muito simples...DEIXEM DE VOTAR.....O POVO TEM O PODER MAIS NAO SE DEU CONTA DISSO.

    ResponderExcluir
  3. rapaz deixa as tartarugas em paz!! a natureza sabe o que faz!! daqui a pouco o mar ta cheio de tartarugas!! deixa a natureza agir por si propria!! a natureza demorou milhões de anos para equilibrar os ecossistemas. Porém, uma pequena mudança pode provocar o desequilíbrio ecológico.O desequilíbrio ecológico ocorre quando algum elemento (animal ou vegetal) de um ecossistema é reduzido em quantidade, adicionado ou subtraído. Esta mudança pode originar reações em cadeia e repercutir diretamente no funcionamento do ecossistema.

    ResponderExcluir
  4. MEU DEUS Q LINDAS TARTARUGAS PARABÉNS A VOCÉS AMIGOS DA NATUREZA

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.