25 de abr. de 2012

O Crescimento da Prática e Ensino do Xadrez em Parnaíba

A Federação Piauiense de Xadrez em parcería com o Clube Parnaibano de Xadrez Dr. Raul Furtado Bacellar, tem ajudado na implantação e organização do ensino do xadrez em Parnaíba, segue em anexo um texto com um breve relato da importância do ensino do xadrez nas escolas.



O Clube Parnaibano de Xadrez Dr. Raul Furtado Bacellar em parceria com a Federação Piauiense de Xadrez, vêm auxiliando as escolas parnaibanas na implantação e coordenação de projetos de xadrez escolar. Parnaíba hoje conta com um acentuado de instituições de ensino que estão adotando a inclusão do xadrez dentro de sua grade de atividades.
A Federação Piauiense de Xadrez vem cadastrando escolas e regularizando os profissionais que desempenham atividades do ensino do xadrez, vejamos as instituições que têm feito iniciativas da inclusão do xadrez ou supervisão das atividades já oferecidas, através do Clube Parnaibano de Xadrez e Federação Piauiense de Xadrez; Colégio Cristo, Colégio Cobrão, Colégio Visão, Cooperativa Educacional Monteiro Lobato, Fast Language Center, Microlins Educação e Profissão.
O número de instituições de ensino que implantam o ensino e prática do xadrez tem crescido bastante nos últimos anos, isso se deve por diversos fatores, o maior deles é que estudos científicos comprovam que a prática do xadrez contribui de forma acentuada no desenvolvimento do raciocínio do ser humano e numerosos outros benefícios educacionais. O Ministério da Educação já recomenda a inclusão do xadrez dentro da grade curricular das escolas e ao que tudo indica até 2013 já estará sancionada como projeto de lei federal. Vejamos algumas implicações educativas que a prática do xadrez proporciona ao aluno;

Características do Xadrez e suas implicações educativas. (Silva, 2002)

Características da prática do xadrez.
Implicações nos aspectos educacionais e de formação do caráter da criança
Ficar concentrado e imóvel na cadeira.
O desenvolvimento do autocontrole psicofísico
Fornecer um número de movimentos num determinado limite de tempo
Avaliação da estrutura do problema e a distribuição do tempo disponível.
Movimentar peças após exaustiva análise de lances.
Desenvolvimento da capacidade de
pensar com abrangência e profundidade.
Após encontrar um lance procurar outro melhor.
Tenacidade e empenho no progresso
contínuo.
Partindo de uma posição a princípio igual, direcionar para uma conclusão brilhante (combinação).
Criatividade e imaginação.
O resultado indica quem tinha o melhor plano.
Respeito à opinião do interlocutor.
Dentre as várias possibilidades, escolher uma única, sem ajuda externa.
Estímulo à tomada de decisões com autonomia.
Um movimento deve ser conseqüência lógica do anterior e deve apresentar o seguinte.
Exercício do pensamento lógico,
autoconsistência e fluidez de raciocínio.

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