3 de mar. de 2012

ZPE Parnaíba atrai investimentos estrangeiros

Mirocles Veras reúne-se com empresários estrangeiros
Os empresários italianos Giuliano Michielon e Gabrieli Bauli estão no Piauí para conhecer a Zona de Processamento e Exportação - ZPE de Parnaíba. Durante reuniões com o presidente da ZPE, Mirocles Veras e com o vice-governador e presidente da Federação das Indústrias do Piauí, Zé Filho, os italianos demonstraram interesse em instalar um curtume na ZPE, para o beneficiamento de couro e peles.

A ZPE de Parnaíba será a primeira a ser instalada no Nordeste brasileiro e as empresas que estiverem instaladas estarão na frente no desenvolvimento industrial.
Segundo o presidente da Companhia Administradora da ZPE Parnaíba, Mirocles Veras, a ZPE está recebendo as cartas de intenções das empresas que pretendem se instalar, e assim efetivar a implantação das empresas e elaborar o projeto para análise da Companhia Administradora. Além de garantir um conjunto de incentivos tributários, cambiais e administrativos.

Os italianos já trabalham Brasil há 22 anos, atualmente eles adquirem couro brasileiro que é exportado para o beneficiamento na Itália. A pretensão desses empresários é adquirir peles, couros e beneficiá-los na ZPE, e exportar 100% do que for produzido. Seus mercados principais seriam a Itália e a China.  A estimativa é que o curtume gere 100 empregos diretos, 400 indiretos e faça o processamento de 2 mil couros diários. O valor total do investimento será de R$ 15 milhões.

Para Mirocles, a instalação do curtume será de grande impacto na economia da cidade. “Parnaíba tem tradição na atividade de couros e a instalação de um curtume na ZPE Parnaíba reafirmará essa vocação do município. Os empresários do Curtume Itália têm experiência no setor o que nos deixa confiantes de uma importante parceria”, afirmou.

Para o vice-governador esse é o caminho para se ter um Piauí rico e desenvolvido, ele garantiu incentivo fiscal para as empresas que querem se instalar na ZPE. “Você não tem um Estado desenvolvido se não tiver um Estado industrializado e o Governo do Estado dará todo o suporte necessário para as empresas que querem se instalar na ZPE de Parnaíba, que será a primeira do Nordeste”, afirmou.


Por Larissa Gomes
Edição Blog do Pessoa 

5 comentários:

  1. Estou vendo que parnaiba é o c... do brasil pra aceitar curtume aqui, a empresa dá meia duzia de emprego e polui os rios e a cidade temos nos parnaibanos ser contra curtume aqui se os outro estados estão dispensando por que nos temos que aceitar. se esses italianos querem colocar um curtume aqui é por que na terra deles ñ aceitamgeralmente eles colocom curtumes no terceiro mundo

    ResponderExcluir
  2. É verdade. vejam o nosso rio. Lembram dos blocos de espuma saindo do outro curtume instalado aqui e passeando pelo rio? Queremos nosso rio limpo.

    ResponderExcluir
  3. São muitas pretensões para poucas ações, o que tem de empresas solicitando vaga nesta ZPE de Parnaiba, que se vier a se instalar a metade a nossa cidade já está preparada para um século de desenvolvimento.

    ResponderExcluir
  4. Queridos comentaristas da memória curta e da visão obscurada os rios já estão poluídos há anos e ningúem enxerga esse problema porque o poluidor é da região. Tem sempre alguém que acha bonito proibir o avanço da capacidade produtiva de Parnaíba. Como se isso fosse a melhor maneira de proteger a aristocracia local.

    ResponderExcluir
  5. Ah gente...parem de discutir, alguem acredita REALMENTE em ZPE???

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.