2 de out. de 2011

Geografia do crime versus logística policial

Parnaíba, mesmo sendo considerada a segunda mais importante cidade do estado, ainda carece de elementares equipamentos públicos dentre os quais – eficaz logística de segurança pública.  Ser bela por natureza não basta. Falta-lhe algo primordial – maior qualidade de vida urbana, o que inclui paz e segurança – atributos há tempo inexistentes neste magnífico território litorâneo do Piauí.
O Jornal O DIA, em seu editorial de ontem, 30 de setembro, trouxe o seguinte tema: "Emergência, aguarde". Assunto que trata da precariedade do serviço de chamadas emergenciais da PM-PI – o conhecido disque 190, que disponibiliza apenas 10 cabines de atendimento público a um estado com aproximadamente 224 municípios. E para aqueles que desconhecem tal informação, esclareço que centrais de atendimento e despacho das policias estaduais brasileira estão baseadas em suas respectivas capitais. No caso do Piauí, que mesmo possuindo uma dezena destes centros operacionais da PM alocados em pontos estratégicos do estado, não adianta. Um problema sério, quando se tem de atender populações dispersas por enormes extensões territoriais, pois as informações centralizadas (tanto na capital como em município central de uma região) demandam tempo e autorização para serem repassadas ao exato local, foco da problemática onde se necessita de presença policial.
Ao ler neste blog a matéria intitulada “E agora, Comandante PM, Delegados e PRF”?Blog do Pessoa
Hoje, é sabido que a repressão a agentes criminosos tem se tornado cada vez mais complexa, pois em muitas ocasiões há a supremacia de poderes das forças do mal (especialmente: logístico e de inteligência) em detrimento às forças do bem.






Antônio Pereira de Araújo - Geógrafo

2 comentários:

  1. A violência cresce em todo o estado, isso é fato constatado em todos os noticiarios, o que as autoridade estão fazendo para contornar essa situação? será que o piauí é mesmo o estado menos violento.

    ResponderExcluir
  2. parabens pela materia que mostra que não cabe apenas criticar principalmente a policia militar do estado,porem e de publico e notorio que enquanto houver indicação politica para os cargos de chefia espercialmente para policia civil iremos não so ver a inoperancia do estado mas principalmente seu caos.enetende de segurança publica quem vive dioturnamente junto a sociedade que clama poir segurança e não quem vive dentro de seus gabinetes.

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.