29 de ago. de 2011

Piauí é o último estado do Nordeste no ranking de crimes por motivação homofóbica

O levantamento aponta o estado de Pernambuco como primeiro na lista, com 15 mortes
43% dos crimes acontecem apenas no Nordeste



Um ranking preliminar deste ano do Grupo gay da Bahia (GGB), organização que contabiliza e estuda este tipo de violência em todo o Brasil, aponta que o Piauí é o último estado do Nordeste em número de crimes cometidos por motivação homofóbica.

O levantamento aponta o estado de Pernambuco como primeiro na lista, com 15 mortes motivas por homofobia. A Paraíba aparece em segundo com 12 mortes e a Bahia, em terceiro (11). Em seguida estão os estados de Alagoas com nove crimes, Ceará com seis, Maranhão e Rio Grande do Norte com quatro, Sergipe com três e Piauí com duas mortes. Se levado em conta todo o país, o estado de São Paulo é o que tem o maior número de mortes por homofobia, segundo o GGB: são 17 neste ano.

Para Carmen Ribeiro, uma das coordenadoras do Grupo Matizes no Piauí, é lamentável que ainda existam crimes ou violência por motivação homofóbica, visto que o ideal seria que todos pudessem ser relacionar normalmente. "Só no ano passado foram contabilizadas cinco mortes contra os homessexuais no estado. Apesar de nesse semestre serem apenas duas, o certo seria que esse número não existisse", disse Carmen, lembrando que inúmeras políticas públicas em prol dos LGBT são realizados especialmente em Teresina, mas que em contrapartida essas organizações funcionam na precariedade e não conseguem atender toda a demanda.

Nos primeiros meses deste ano, o Grupo gay da Bahia  já contabilizou 144 mortes em todo Brasil. O caso mais recente na Paraíba foi do jovem Marx Nunes Xavier, de 25 anos. Ele era heterossexual, mas acabou sendo atingido por um tiro no pescoço quando defendia um homossexual que teria sido agredido fisicamente por um estudante de 20 anos que segue foragido. O crime aconteceu no último dia 8 na Praia do Jacaré, na Grande João Pessoa.

Em 2010, o GGB contabilizou 260 homicídios no país, sendo 11 deles na Paraíba. O presidente da GGB, Luiz Mott, explicou que 43% dos crimes cometidos no ano passado aconteceram somente no Nordeste.

7 comentários:

  1. ai galera, vamos começar a matar as bibas pra ficar em promeiro lugar!!!

    ResponderExcluir
  2. Viva EUROPAAAAAAAAAAAAAA*****
    Besos Brasil , algun dia regresaré pero solamente a psaeo.
    Un saludo.
    xd
    xd
    xd
    xd

    ResponderExcluir
  3. poooo galera vamos abrir a temporada de caça aos veados pra gente subir no ranking kkkk

    ResponderExcluir
  4. cuidado com seus IP os de cima OLHA OLHA!

    ResponderExcluir
  5. Os IPS já foram identificados e repassados para as Polícias Civil e Federal.

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.