2 de ago. de 2011

Governador quer ampliar programa Ações Integradas contra as drogas


Reunião sobre ações contra drogas
Reunião sobre ações contra drogas
O governador Wilson Martins recebeu na manhã desta terça-feira (2), no Palácio de Karnak, Aldo da Costa Azevedo, representante da Secretaria Nacional Antidrogas do Ministério da Justiça (Senad), e Raquel Barros, representante da organização não-governamental Lua Nova, de Sorocaba (SP). Durante a reunião, foram discutidas ações do programa Ações Integradas na Prevenção ao Uso de Drogas e Violência, no Piauí.
O Ações Integradas, desenvolvido pela Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas, em parceria com o Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), promove iniciativas preventivas e medidas para tratamento e reinserção social de usuários de drogas.
“Mapeamos ações exitosas em todo o Brasil e buscamos promover o intercâmbio entre elas. O Ações Integradas pretende realizar e fomentar ações multisetoriais e descentralizadas”, relata Aldo Azevedo.
Um dos trabalhos que integram esse programa é o da ONG Lua Nova, que acolhe mulheres usuárias de drogas e envolve-as em trabalhos comunitários e ações voltadas para a geração de emprego e renda. O grupo possui um projeto-piloto em Teresina, na Vila Ferroviária, onde abriga atualmente oito mães usuárias de drogas e seus filhos. “Nosso conceito de comunidade terapêutica é diferenciado. Não tiramos essas meninas de sua vida, elas não ficam isoladas”, explica Raquel Barros.
Onde possui unidades, a ONG Lua Nova trabalha em parceria com as Secretarias Estaduais de Saúde, Educação e Segurança Pública, Prefeituras Municipais, Poder Judiciário. “Também temos o apoio importante da Senad. Pretendemos ampliar nossa atuação no Piauí. Por isso viemos pedir o apoio do governador”, acrescenta a integrante da ONG.
O governador Wilson Martins elogiou o trabalhado desenvolvido pela Lua Nova e solicitou que seja formalizado o encaminhamento de um projeto de parceria entre Governo do Estado e a ONG para que possa analisar sua viabilidade. “O enfrentamento às drogas é uma prioridade do nosso Governo e iniciativas como essa podem trazer bos resultados. Vamos analisar com bastante cuidado como pode se dar essa parceria”, comenta Wilson Martins.

Por Vanessa Mendonça/Cccom
Edição Blog do Pessoa  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.