25 de jun. de 2011

OPINIÃO: IPHAN em Parnaíba

LEITOR: “Caros conterrâneos parnaibanos, não podemos admitir essa infâmia do IPHAN em Parnaíba atrapalhe o nosso desenvolvimento turístico, porque que em São Luis no Maranhão que e tombada tem esse mesmo hotel e nossa Parnaíba não pode ter, isso e um absurdo temos que mandar e-mail para nossos representantes em Brasília-DF para que eles sensibilize o IPHAN em Brasília”.
Palmeira aos fundos do antigo clube

Edição Blog do Pessoa

6 comentários:

  1. O que mais tem em Parnaiba e Luís Correia é área onde podem ser construídos hotéis e mais empreendimentos. Por que os europeus querem justamente um local tombado?

    Convido os empresários brasileiros a tentar se instalar em um local tombado lá na Europa. Serão presos e expulsos.

    Essa idéia de tombamento não é brasileira nem parnaibana, ela é mundial, através da Unesco. O ser humano não é só o hoje. "Precisamos saber de onde viemos para sabermos quem somos e para onde iremos".

    Todo investimento será bem vindo, mas toda agressão aos nossos valores deverão ser repudiada.

    Quando criança, em Campo maior, Barras e Teresina, sempre ouvi falar que os parnaibamos se destacavam do restante do Piauí por sua capacidade de contestar e, inclusive, possuíam um espírito altruista ao ponto de se sentirem melhor que os demais piauienses. Não pretendo me aprofundar no assunto, mas pergunto:

    Por que agora, por uns míseros dólares estrangeiros, querem apagar sua memória, sob o argumento de investimentos para abrigar uma seleção brasileira que sequer vai ao Piauí?
    Cadê o restaurante espanhol do Porto das Barcas?

    Cadê a ZPE?

    Cadê os Tabuleiros Litorâneos?

    Cadê os Resorts luxuosos que tanto se fala?

    Dupliquem essas estradinhas da morte que levam à Pedra do Sal; sinalizem a cidade para evitar tantos acidentes; façam planos de diminuição da violência, com mais policiamento; asfaltem as ruas; reformem as praças, que parecem o solo lunar; promovam eventos interessantes. Assim é que se incentiva o turismo.
    Hoje as notícias correm em tempo real. As principai notícias de Parnaíba são sobre acidentes, assassinatos, apreensão de armas de fogo e brancas, descaso e outras ilegalidades, sem falar nos relatos meramente de interesse político.

    É ASSIM QUE QUEREM DESENVOLVER O TURISMO NO NORTE DO PIAUÍ?

    ResponderExcluir
  2. É meu caro mas nas grandes capitais tombadas são permitido a construção de tudo que venha contribuir para o desenvolvimento do turismo. Por que só no Piauí e, em especial Parnaiba, não pode ser construido. Meu caro uma plameira em final de vida e uma velha casa não resume a história de Parnaiba que está logo abaixo no Porto das Barcas. Então, há interesses excusos já que a diretora do IPHAN e maranhense e eles concorrem diretamente com Parnaiba

    ResponderExcluir
  3. Ei Ordepoliver,

    vc realmente quer emitir uma opiniao? AS vezes o silencio é a melhor resposta pra nao falar besteira.

    No local pretendido ao hotel , apesar de tobado contem um predio (antigo BNB) totalmente fora de padrao historico, alem de servir de abrigo a marginais. A reurbanização da area, dentro de padroes pre-estabelecidos sera a melhor saida para a Parnaiba .

    Portanto fique quieto ao inves de falar abobrinhas!!

    ResponderExcluir
  4. Bom, é impossível que eu não argumente o primeiro comentário publicado.Você que é tão informado?! Pelo que sei existem projetos para todas as questões acima relacionadas, porém é muito simples entender que nenhum empreendimento grande se faz da noite pro dia.Procure informações e também veja que o que o IPHAN estabelece em leis, que são GENÉRICAS, o que e como se deve manter como patrimônio. Intervir em local protegido é também válido. Você talvez tenha aprendido que 2+2seja igual a quatro, mas há outras formas de chegar a este mesmo resultado. Espero que entenda o que falo. Consegui??
    Com certeza deve ser algum funcionário do IPHAN.
    Praça da Graça, também não depende do IPHAN para aprovação do projeto para o restauro da praça???Gente pelo amor de Deus, mudem, reciclem suas informações.

    ResponderExcluir
  5. Notícias sobre assassinatos, acidentes e etc, acontecem em qualquer lugar do mundo, não só no Brasil, no Piauí e em Parnaíba. Há a liberdade de expressão, assim como você deixa a sua opinião todos os outros podem fazer o mesmo e o blog pode isso desde que não ultrapasse os direitos alheios. Você caro senhor que postou o primeiro comentário, queres tirar o foco da PALMEIRA levantando outras questões????Violência é questão nacional, por que não dizer mundial!!!!Agora nunca vi uma Palmeira impossibilitar desenvolvimento. também acho que o estilo arquitetônico do clube pode sim ser mantido e restaurado e junto a ele ser projetado um anexo com traços da arquitetura atual, respeitando a leitura arquitetônica sem claro fazer um plagio do passado porque o que é feito hoje também no amanhã será parte de nossa história. Entendeu???Progresso é necessário, a cidade precisa crescer. Prosperidade por favor , não aguento ver Parnaíba do mesmo jeito que a quarenta anos atrás.

    ResponderExcluir
  6. Agradeço os comentários postados em referência a mim. Só gostaria de lembrar que não fiz menção a qualquer cidadão individualmente, mas quero fazer, agora, algumas observações:

    1) ao Paulo, quero dizer que trata-se de um ignorante.Precisa esquentar um pouco os bancos da cátedra;
    2) modo geral, aos camuflados, digo que não sou nem conheço IPHAN ou gente deste órgão;
    3) aos preconceituosos, reforço que Parnaiba é atrasada não é de hoje, e não foram os maranhenses responsáveis por isso;
    4)em São Luís, o grupo Claudino, salvo engano, aproveitou o traçado de uma parte do centro velho da capital e construiu o Shoping Colonial. Fechou as portas, apesar de ficar no centro.

    Não sou especialista em tombamentos nem tenho interesse nisso, mas acho que realmente o que construirmos agora será parte da história no futuro, porem se destruirmos um monumento e construirmos outro em seu lugar, a história será uma só, não avançará.

    Aos mais radicais, peço que reúnam um bom dinheiro, sigam a Roma, cheguem lá e digam que vão transformar a torre de Pisa num hotel, ou peçam permissão para montar uma pousada na Via Ápia. Lembram-se: dinheiro é sempre dinheiro.

    Mas os comentários deram uma melhorada significativa. Acho que está valendo a pena ler as matérias do blog, alem do contato com a querida Parnaíba, digo querida porque tem um belo acervo arquitetônico e, como tal, pertence à humanidade (defendam-na, parnaibanos!).

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.