2 de mai. de 2011

O Papel do Professor

Jô Soares

O material escolar mais barato que existe na praça é o professor!
Se É jovem, não tem experiência.
Se É velho, está superado.
Se Não tem automóvel, é um pobre coitado.
Se Tem automóvel, chora de "barriga cheia'.
Se Fala em voz alta, vive gritando.
Se Fala em tom normal, ninguém escuta.
Se Não falta ao colégio, é um 'caxias'.
Se Precisa faltar, é um 'turista'.
Se Conversa com os outros professores, está 'malhando' os alunos.
Se Não conversa, é um desligado.
Se Dá muita matéria, não tem dó do aluno.
Se Dá pouca matéria, não prepara os alunos.
Se Brinca com a turma, é metido a engraçado.
Se Não brinca com a turma, é um chato.
Se Chama a atenção, é um grosso.
Se Não chama a atenção, não sabe se impor.
Se A prova é longa, não dá tempo.
Se A prova é curta, tira as chances do aluno.
Se Escreve muito, não explica.
Se Explica muito, o caderno não tem nada.
Se Fala corretamente, ninguém entende.
Se Fala a 'língua' do aluno, não tem vocabulário.
Se Exige, é rude.
Se Elogia, é debochado.
Se O aluno é reprovado, é perseguição.
Se O aluno é aprovado, deu 'mole'.

É, o professor está sempre errado, mas, se conseguiu ler até aqui,
agradeça a ele!

Esta é para ser repassada mesmo.

3 comentários:

  1. O detalhe é que o professor tem a proffissão que é a 2ª mais confiavel do mundo, MAs que pena que os gestores não pensam assim.. O Kim do Carangueijo é um... esta com o salario dos professores atrasado, ele diz que é um erro na folha... então nos ficamos a espera.... O que você acha disso??

    ResponderExcluir
  2. Entendemos que um verdadeiro professor não se compõe de indicações de amigos, nem somente dos títulos de pós-graduação, por sabermos neste caso, que uma sala de aula diferencia-se de uma mesa julgadora, bem como, um aluno em formação, de um mestrado, doutorado e pós-doutor. Ser professor é basicamente possuir a capacidade de englobar alguns fatores indispensáveis, como: O amor, a dedicação, o desafio, a superação, o querer, o poder, a satisfação, a responsabilidade, e principalmente a constante renovação dos conhecimentos científicos e pessoais, para se tornar um bom profissional.

    A docência inicia-se num conhecimento capaz de transfigurar as aulas em espetáculos, fazendo com o que o aluno sinta-se atraído pelo conteúdo disciplinar, despertado através da persuasão do profissional neste movimento. Existindo a possibilidade do discente já possuir tendências e simpatias por disciplinas específicas, esta aplicação vigora no seu sentindo real, tratado como finalidade, na absorção de um conhecimento novo.

    As atuações dos professores de graduação, somadas a prática docente do aluno graduando, implicam diretamente na formação de profissionais capacitados ou na péssima formação profissional, ambas se projetarão nos futuros alunos destes acadêmicos. Acreditamos que no intuito de dirimir a má qualidade na educação, inicialmente os discentes deveriam exigir de suas respectivas instituições de ensino por meio de abaixo-assinado, a exoneração imediata de professores ignorantes, de conteúdos ultrapassados, bitolados em suas péssimas metodologias arcaicas, que muitas vezes desestimula o aluno a permanecer no curso. Metodologias em alguns casos baseadas na coação, constrangimento, agressões verbais, chegando até a agressão física, principalmente no ensino público.

    As instituições por sua vez, priorizariam a contratação de professores realmente capacitados, não só no papel (títulos), mas na prática, no conhecimento, no repasse das informações, na verdadeira aptidão em exercer o cargo de mestre educador, capazes de colaborar com o aprimoramento psicoeducacional brasileiro e especificamente parnaibano.

    "Educai as crianças, para que não seja necessário punir os adultos." (Pitágoras)

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.