27 de mai. de 2011

Câmara aprova proibição de venda de armas de brinquedo

A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania aprovou na última terça-feira (24) o Projeto de Lei 4479/04, do deputado Enio Bacci (PDT-RS), que proíbe a venda de armas de brinquedo. A proposta altera o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA – Lei 8.069/90).

O texto foi aprovado com emenda da Comissão de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado que restringe a proibição aos brinquedos que são simulacros ou réplicas de armas de fogo verdadeiras.

A proposta foi aprovada em caráter conclusivo na CCJ. Ela já havia sido aprovada pelas comissões de Seguridade Social e Família; e de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado e, agora, será encaminhada para o Senado.

O ECA proíbe a venda, a crianças, de armas de fogo verdadeiras, bebidas alcoólicas, produtos que possam causar dependência física ou psíquica e fogos de artifício, mas não menciona a comercialização de munições e armas de brinquedo.

Desarmamento
Já o Estatuto do Desarmamento (Lei 10.826/03) proíbe a fabricação, a venda, a comercialização e a importação de brinquedos, réplicas e simulacros de armas de fogo, que com estas se possam confundir. O estatuto, no entanto, não prevê punições para quem descumprir a norma.

A relatora da proposta na Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania, deputada Sandra Rosado (PSB-RN), recomendou a aprovação do projeto. A comissão analisou apenas os aspectos de adequação legislativa e a constitucionalidade da proposta.

Fonte: Agência Câmara

4 comentários:

  1. certo essas crianças que brink com armas de binqueto pod ser um verdadero bandido no futuro. eu que não dou um presente pro um filho meu isso na maioria das vez é um encentivo pra varias crianças... do nosso brasil..

    ResponderExcluir
  2. BOBAGEM SEMPRE TIVE ARMA DE BRINQUEDO É NORMAL QUANDO CRIANÇA.NEM PORISSO SOU BANDIDO.

    ResponderExcluir
  3. Não é bobagem coisa nenhuma, isso de certa forma incentiva mesmo a criança à violência. Isso é coisa de pais q querem afirmar seu filho homem como cabra da peste. Ow mentalidade!!!!

    ResponderExcluir
  4. tem que acabar mesmo é pela raiz. achar que é normal uma criança brincar com simulacros de armas não está correto. meus parabéns, há mais tempo essa medida deveria ter sido adotada. dê uma bola pro seu filho brincar que é mais futuro, ou um carrinho.

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.