30 de abr. de 2011

NATALIA COSTA: Homenagem ao avô Álvaro Costa


Álvaro Gonçalves Costa - 84 anos

ÁLVARO GONÇALVES COSTA, NASCEU EM 22 DE AGOSTO DE 1926 EM MAGALHÃES DE ALMEIDA-MA,  AOS 07 ANOS COMEÇOU A TRABALHAR NO VAZANTE DO SEU PAI,  AOS 12 MONTOU UM BAR E BARBEARIA NO POVOADO COQUEIRO DO MARANHÃO, EM SEGUIDA COMEÇOU A NEGOCIAR COM OS TRABALHADORES DAS VAZANTES TROCANDO MERCADORIAS POR GÊNEROS.
CASOU-SE COM HELENA, PROFESSORA NO COQUEIRO-MA, AMBOS COM 20 ANOS.
EM 1944 COM O CRÉDITO QUE SEU PAI LHE DEU DE 3 CONTOS DE RÉIS NO COMÉRCIO DO MANOEL CASTELO BRANCO EM PARNAÍBA  MONTOU SEU COMÉRCIO NO MESMO POVOADO (COQUEIRO), NA QUAL PROGREDIU BASTANTE FICANDO ATÉ 1956. NESTA ÉPOCA ESTABELECEU COMÉRCIO EM PARNAÍBA, ENVIANDO PRIMEIRAMENTE PARA TOMAR CONTA SEUS DOIS IRMÃOS CÍCERO E ZEZU.
DEPOIS VEIO DEFINITIVAMENTE EM 1956 ESTABELECER RESIDÊNCIA EM PARNAÍBA.
SEU COMÉRCIO, O ARMAZÉM COSTA, FOI UM DOS PRIMEIROS NA RUA Dr. FRANCISCO CORREIA, DEPOIS MUDOU-SE PARA A RUA PEDRO II, NA ÉPOCA SÓ EXISTIA O CAIXEIRO NA ESQUINA.  NOS PRIMEIROS ANOS DE COMÉRCIO NO INTERIOR ANDAVA DE DUAS EM DUAS SEMANAS NUMA CANOA CHEIA DE MERCADORIAS PARA PARNAÍBA E VOLTAVA TAMBÉM CHEIA COM OUTRAS PARA NEGOCIAR. ESSAS VIAGENS DE CANOA LEVAVA SEIS DIAS PARA CHEGAR M PARNAÍBA. QUANDO ESTAVA ESTABELECIDO EM PARNAÍBA ÍA FAZER COMPRAS EM FORTALEZA E RECIFE.
COMEÇOU A CRIAÇÃO DE GADO NO SÍTIO 16, QUE ERA SUA SEGUNDA PAIXÃO DEPOIS DO COMÉRCIO.
DURANTE A VIDA INTEIRA SEMPRE AJUDOU OS PARENTES, SEMPRE TINHA UM OU DOIS SOBRINHOS MORANDO EM SUA CASA PARA ESTUDAR E TRABALHANDO NO SEU COMÉRCIO. EM SUA CASA ALÉM DOS 9 FILHOS, MORAVA UMA IRMÃ DE CRIAÇÃO DE D. HELENA E A MÃE DA MESMA. EM SUA RESIDÊNCIA HABITAVAM UMA MÉDIA DE 17 PESSOAS. NO SEU SÍTIO TAMBÉM DAVA EMPREGO A MUITAS PESSOAS ALÉM DOS QUE JÁ MORAVAM LÁ COM A FAMÍLIA. SEU COMÉRCIO NUNCA ENTROU EM FALÊNCIA, ATUALMENTE AOS 84 ANOS CONTINUAVA A DAR EXPEDIENTE NORMALMENTE, SEMPRE CHEGANDO ANTES DOS FUNCIONÁRIOS, TANTO PELA MANHÃ QUANTO PELA TARDE. ATÉ ANO PASSADO SEMPRE TINHA O HÁBITO DE APÓS O EXPEDIENTE DO COMÉRCIO IR AO SEU SÍTIO PARA TRABALHAR. NUNCA USOU O SÍTIO PARA LAZER E NUNCA TIROU FÉRIAS DO TRABALHO. SUA VIDA SEMPRE FOI DIVIDIDA ENTRE O COMÉRCIO, A VACARIA E A SUA FAMÍLIA.
FOI UM DOS SÓCIO-FUNDADORES DA DELTA EM 1973 E UM DOS MAIORES PRODUTORES DE LEITE DA REGIÃO.
FOI ROTARYANO.
DIVERSAS VEZES FOI PROCURADO PELA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL PARA LHE PRESTAREM UMA HOMENAGEM E SEMPRE HUMILDE NUNCA ACEITOU.
FOI CONVIDADO PARA FAZER PARTE DA DIRETORIA DO BNB EM SUA FUNDAÇÃO.
POR DIVERSAS VEZES TAMBÉM FOI CONVIDADO PARA SER PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO COMERCIAL DE PARNAÍBA E DA COOPERATIVA DELTA.
FALECEU EM 30.04.2011 COM SUA MISSÃO CUMPRIDA, SENDO UM EXEMPLO DE AMOR, TRABALHO, HONESTIDADE E HUMILDADE.

Por Natália Costa 

8 comentários:

  1. Homens como você não se fazem mais...

    ResponderExcluir
  2. Parabens pela materia e publicação

    ResponderExcluir
  3. uma linda homenagem prestada pela neta natalia, ao avô, sr. alvaro costa; são coisas do coração...

    ResponderExcluir
  4. Uma das últimas reservas moral de Parnaíba, um cidadão.

    ResponderExcluir
  5. que fique o bom exemplo, não só para a familia e sim à todos nós, e cuidem de D.Helena como ele cuidou de vocês.

    ResponderExcluir
  6. GRANDE EXEMPLO DE PESSOA QUE SUBIU NA VIDA SEM PISAR NOS OUTROS. NÃO UTILIZOU A POLITICA PRA CHEGAR AONDE CHEGOU. CUMPRIU SUA MISSÃO SENDO HONESTO E AJUDANDO A FAMILIA. SEMPRE DIGO QUE NO MEIO DESSES ZUMBIS DA SOCIEDADE AINDA HÁ ALGUNS QUE SÃO PESSOAS DE VERDADE. DESCANSE EM PAZ NOBRE SENHOR. QUE DEUS O ACOMPANHE PELA ETERNIDADE.

    ResponderExcluir
  7. Nossa cidade perdeu um homem de caráter e vergonha, desses que parece que a forma em que foi feito esta perdida ,como muito bem disse Carlson Pessoa em seu programa FLAGRANTE hoje pela manhã. Que Deus conforte sua esposa, filhos e netos.
    Conheço Álvaro amigo desde o tempo que era amiga de suas filhas, o tempo passou e nunca deixei de lhe cumprimentar e bater um papo sempre que passava em frente ao seu armazém.
    Saudade deixará a todos.
    Ângela Fortes

    ResponderExcluir
  8. meus pêsames à família deste santo

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.