23 de abr. de 2011

Iniciação a Xilogravura em Parnaíba


O que é Xilogravura
A Xilografia  consiste numa  matriz  em alto relevo produzida  em madeira. Esta forma de gravação foi amplamente utilizada ao  longo de toda história. Grandes nomes da Arte serviram-se de seus recursos, seja em períodos longínquos, ou em nossa época.

A imagem  é gravada  através  de goivas, formões e pontas cortantes. O artista "entalha"seu desenho na madeira, ao modo de um escultor, mas tem em mente que essa  matriz  não é a Obra,  e sim o  meio para alcançá-la.  Depois disso, a matriz recebe a tinta e vai para a prensa com o papel. Há também  a impressão com as costas de uma colher.  Esta técnica exige grande habilidade do artista e permite a obtenção de detalhes que a prensa não consegue alcançar.

O que é o projeto
            Iniciação a Xilogravura em Parnaíba é um projeto patrocinado pelo PROGRAMA BNB DE CULTURA - EDIÇÃO 2011 - PARCERIA BNDES que tem entre seus objetivos: investir recursos financeiros do BNB e do BNDES, disponíveis para a cultura, em atividades de interesse da Região Nordeste e norte dos Estados de Minas Gerais e Espírito Santo; promover a realização de projetos culturais nos municípios da área de atuação do BNB menos providos de atividades relacionadas à cultura; etc.
           O projeto se constitui na realização GRATUITA de 2 (dois) Cursos de Iniciação a Xilogravura, técnica milenar de gravar na madeira e imprimir em um suporte (papel, tecido, etc.), que pelas suas características singulares, vem contribuindo como base fundamental na formação de muitos artistas do nordeste. Cada curso terá 10 alunos, e 36 horas aulas.
           O projeto Iniciação a Xilogravura em Parnaíba justifica-se pela necessidade de fomentar e difundir entre os artistas plásticos, e a sociedade parnaibana essa técnica tão importante na história da arte mundial, estimulando assim as artes plásticas local. Os artistas passarão assim a dispor de conhecimentos que lhes possibilitarão se expressar fazendo uso de uma técnica, que na cidade ainda não é utilizada.
           Após os cursos ficará a disposição dos artistas um atelier para continuarem desenvolvendo seus trabalhos, permitindo assim a criação de álbuns de gravura, impressões de estampas, etc, produtos que gerarão renda para os seus criadores.








Responsável / ministrante do curso
           Adenauer Spíndola (Nauer Spíndola), nasceu em São Bernardo-Ma., Brasil, 1960. Artista multimídia, curador e produtor. Graduado em Ciências Sociais. Estudou desenho e gravura no Museu de Arte da Universidade Federal do Ceará. Participou, de cursos com Luiz Áquila, Roseline Granet, Arthur Piza, Carlos Martins, Uiára Bartira, Maria Bonomi, Rubem Grilo e Amélia Toledo. Ilustrou diversas publicações, entre elas a Agenda das Mães da Praça de Mayo (B. Aires-Arg.). Professor de Gravura e História da Arte.  Ensinou no Curso de Artes Plásticas da Faculdade Gama Filho – CE, e ministrou cursos no MAUC-UFC, no Serviço Social do Comércio - SESC, na ECOA – Secult-Ce. e no Instituto Dragão do Mar.  Participa com freqüência de mostras nacionais e internacionais, tendo sido premiado várias vezes. Seus trabalhos estão em muitos museus, instituições e coleções privadas. Diretor da Revista Harco, revista voltada para cultura, meio ambiente e patrimônio histórico. Idealizou e produziu o Programa Visualidades, primeiro programa da tv cearense voltado exclusivamente a artes plásticas.



Publico alvo
- artistas plásticos. 
- Interessados em artes plásticas.


Curso
   Gratuito
   Requisitos - conhecimentos em desenho.
   Inscrições - 15/04/2011 a 28/04/2011.
   Local para Inscrições - CENTCART. Rua Coronel Ribeiro, 480 (Porto das
                                         Barcas)
   Período do curso - 02/05/2011 a 10/06/2011.
   Informações - 99282686 / 94061483
  

Patrocinador
BNDES
Banco do Nordeste do Brasil S/A
Governo Federal

3 comentários:

  1. BESTEIRA... CADA COISA QUE APARECE

    ResponderExcluir
  2. Besta foi esse comentário, seu infeliz. Cometários desse tipo só podem vir de pessoas que tiveram uma educação precária, ou até mesmo não... Deve ser aquele tipo de pessoa que até mesmo teve a oportunidade de ter bons professores, mas não fez sua parte e só preencheu cadeira na sala e ainda, que não contribui de forma alguma para a cultura e educação. Santa ignorância...

    Quando ao post, Bela iniciativa. Parnaíba só tem a ganhar.

    ResponderExcluir
  3. Ana Raquel, parabéns pelo comentário.

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.