26 de abr. de 2011

Crônica


Fonte da foto: http://viagem.uol.com.br/album/alicante

“Ah! Isto aí se localiza na Europa! Lugar desenvolvido, rico!”
É comum ouvirmos de brasileiros, após o exame de uma bela imagem como esta, a frase acima citada. Sim, concordo que a riqueza é diferencial em qualquer sociedade. O que não pode ser diferente é o respeito ao patrimônio, seja natural ou artificial. Riqueza de espírito é preceito universal – cabe aos ricos e também aos pobres; cabe ao gestor, e população em geral.
Em relação à bela imagem, destaco que esta região chamada Alicante, como toda a Península Ibérica (Portugal e Espanha), não é a mais desenvolvida da Europa, e nem por isso deixa de ser extremamente organizada e moderna.
Em breve, gostaria de ver concluído e utilizado o tão sonhado Porto de Luis Correia-PI. Mesmo que venha possuir estrutura inferior a dos grandes portos mundiais, mas que seja organizado, valorizado e, acima de tudo, protegido das ações de vândalos. Talvez, um dos maiores entraves encontrado por nossos gestores seja a falta de conscientização popular acerca da valorização de seus acervos. Sem educação de qualidade, não há prosperidade.
Sem fazer mérito a partidarismo político, vejo um tremendo esforço de grupos organizados das gestões públicas Federal, Estadual e Municipal, no intuito de agilizar obras que tragam engrandecimento e notoriedade ao Estado do Piauí.

Antônio Pereira de Araújo – Professor de geografia

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.