30 de mar. de 2011

A vocação do porto

Obras avançam no Porto de Luis Correia
Na entrevista que o senador Ciro Nogueira (PP) concedeu ao Diário do Povo, anteontem, uma das preocupações por ele levantadas foi sobre a questão do porto de Luís Correia. Para o senador do PP, o porto será concluído, mas não tem ainda uma função específica e nem o diferencial dos portos de Itaqui, em São Luís e Pecém, em Fortaleza, que são bem maiores e que estão muito próximos do porto piauiense. É hora, portanto, de o governador Wilson Martins, paralelamente às obras que seguem para sua conclusão, ir pensando sobre como viabilizar o funcionamento do porto e, claro, adotar as providências que cabem no sentido do seu real aproveitamento para ajudar no desenvolvimento do Estado, logo após a sua conclusão. É verdade que um porto não se constitui apenas de obras de engenharia, mas de todo um complexo de estratégias de transporte que definem os produtos que poderiam ser importados e exportados por lá. O grande receio para o não aproveitamento adequado do potencial do porto de Luís Correia é de ele estar espremido entre os dois grandes e bem estruturados portos do Maranhão e do Ceará e não tão distante do de Pernambuco. Daí porque há necessidade de o governo e a iniciativa privada buscarem um rápido encaminhamento de solução para que essa não seja mais uma obra que depois de mais de meio século em construção e com muito carnaval sobre sua paternidade, não se perca no meio do caminho, frustrando todas as expectativas.
 
Fonte: Portal AZ
Edição Blog do Pessoa

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