29 de mar. de 2011

Multiplicação Benchmarking em Turismo - Parnaíba

Empresário Marcos Fonteles
 No último dia 25 ocorreu a segunda multiplicação no litoral do Piauí sobre projeto Excelência em Turismo da viagem técnica do México. A apresentação dos resultados da viagem foram apresentadas durante a reunião do Conselho da APA do Delta do Parnaíba no Hotel Delta. Durante a viagem, empresários de todo o Brasil conheceram a operação integrada e diversificação de segmentos em um dos destinos mais concorridos do globo, Cancun e Riviera Maia. Apesar de terem um produto turístico de grande impacto, que alia sol&praia (Caribe) e cultura (sítios arqueológicos Maias), o destino agrega um sem-número de atividades em ecoturismo, parques temáticos, aventura além de vivências nas comunidades descendentes dos povos pré-colombianos do México. Ações sustentáveis, de promoção e de comercialização foram também estudadas durante conversas com os principais associações e entidades daquela área. Além das multiplicações em seus destinos, as empresas participantes implementam em seus estabelecimentos boas e melhores práticas observadas nas viagens, tendo o projeto em seus cinco anos atingido resultados de grande impacto no turismo receptivo do Brasil. Mais de 10 (dez) mil empresários em todos os estados brasileiros (exceto Roraima) já participaram das multiplicações. As empresas que que se inscrevem para participarem do projeto passam por um verdadeiro vestibular, com grande número de interessados. A empresa parnaibana Eco Adventure Tour foi pela terceira vez selecionada como participante (Costa Rica - 2005, Saint Marteen no Caribe - 2006 e México - 2010)  e já ministrou duas multiplicações referentes ao benchmarking do México (na comunidade de Tatus em Ilha Grande e em Parnaíba) e realizará pelo menos mais duas outras na cidade. Para maiores informações, acesse: www.excelenciaemturismo.gov.br .
                                      
 
Por Marcos Fonteles
Edição Blog do Pessoa

4 comentários:

  1. Alo C.Pessoa, cade nao tem nenhuma foto, nen foi filmado quando esse povo ai foi na Alemanha, tudo mentira, tem turismo aqui nao, estamos é jogados as moscas e mosquito da Dangue.

    ResponderExcluir
  2. Não imaginam minha surpresa ao ver tal matéria. A feira de Berlin foi um dos mais profícuos eventos que já tivemos oportunidade de participar. O stand da Rota das Emoções (e não do estado Piauí) ocupou espaço de destaque (otimamente localizado e com um grande painel dos Lençóis Maranhenses, um dos 3 destinos da Rota das Emoções), entre o stand do estado do MA (no qual também fizemos atendimento em parceria com aquele estado) e da Amazônia, na área destinada ao TURISMO brasileiro (no pavilhão 1¹, da América Latina e Caribe). Fizemos farta distribuição de informações e material tanto junto a agentes de viagens e operadores de várias partes do mundo quanto ao consumidor (em inglês ou alemão, neste último caso com ajuda de intérprete). Além dessa ação, pro-ativamente fizemos inúmeras entrevistas e visitas a operadoras alemãs e brasileiras de incoming presentes no evento. A Rota das Emoções estavam entre os 30 cooperados que ocupavam o stand da Embratur. O relatório final será produzido na semana que vem e dará conta de todas as ações empreendidas durante a feira inclusive disponibilizando ao público dados das empresas atendidas bem como as entrevistadas, além de fotos e registros da equipe e números do evento. De minha parte também terei prazer em disponibilizar a quem interessar possa, fotos, cartões de visita, registros relativos ao evento. Vale salientar que a ITB foi mais intenso do que os seus congêneres, já que a equipe manteve-se no stand de atendimento das 10:00 as 18:00 initerruptamente entre os dias 09 e 13/03 (quarta a domingo). Devo deixar claro que as informações aqui descritas poderão ser facilmente atestadas junto a equipe da Embratur que nos deu suporte permanente durante o evento e que na reunião da avaliação no penúltimo dia a Sra. Alessandra Piva nos disse com todas as letras que éramos um dos grupos mais organizados e planejados com os quais ela teve oportunidade de trabalhar. Não consigo atinar o que levou a distinta leitora a questionar a participação profissional e séria da Rota das Emoções, creio sinceramente que tenha sido um grande e lamentável equívoco, a começar pela sua afirmação de era uma equipe Parnaibana, quando era de fato de três estados e tinha apenas um Parnaibano e que o stand era de "seu estado" quando de fato era da Rota das Emoções. A empresa Fruit Logistic também não era uma das cooperadas, o que me leva a crer que a senhora visitou uma outra área (a feira é colossal, possui cerca de 26 pavilhões gigantescos, leva-se horas pra conhecer os 160.000 m²) ou até mesmo outro evento (a ITB aconteceu no ICC Berlin), Finalizando, digo-vos que as ações de promoção como essa têm sido cruciais no desempenho invejável que a Rota das Emoções vem tendo, se consolidando dia a dia como um dos principais eco-destinos brasileiros.

    ResponderExcluir
  3. COMENTÁRIO ENVIADO PELA ANNE KNAPP
    Interessante este ártico.
    Para esclarecer:
    A feira de turismo IBT era: 09.-13.03.2011 e não dia 07-11.03.2011
    A próxima feira IBT vai ser dia 07.-11-03.2012
    Como você escreveu que gosta as feiras em Berlim você esta perdendo a realidade:
    A feira “fruit logística 2011” era antes da IBT, em fevereiro: dias
    Terem 56.000 visitantes com nacionalidades dos 132 países diferentes – você era um deles.
    http://www1.messe-berlin.de/vip8_1/website/Internet/Internet/www.fruitlogistica/deutsch/Presse-Service/Pressemeldungen/index.jsp?lang=0&newslang=de&newssys_id=31870&source_oid=4262&year=2011
    O Brazilian Fruit Institute – IBRAF representou as frutas brasileiras neste feira
    http://www.virtualmarket.fruitlogistica.de/index.php5?id=45509&fid=fc4f2a9ad59fc04189a07c1bdcec8e94&offset=0&highlight=brasilien&bc_id=6082430e0758142d38dd4d22d7de993a&compact=0&tblank=&path=Home&Action=showCompany
    A Proxima fruit logisitca em Berlim vai ser 08.-12.02.2012
    http://www1.messe-berlin.de/vip8_1/website/Internet/Internet/www.fruitlogistica/deutsch/index.html
    Então era uma confusão como a senhora escreveu:”.. no seu Blog sobre uma comissão de Parnaíbanos que trabalham e são os responsáveis pelo turismo Parnaíba veriam pra ITB em Berlin A MAIOR FEIRA DE TURISMO QUE acontece aqui na Alemanha nos dia 07 até 11/03/2011, bem assim sendo como vou a inúmeras feiras aqui fui também a essa feira em Berlin, procurei esse Stand sobre meu Estado, e decepcionada vir que não tinha nada disso, havia do Brasil um expositor de São Paulo o FRUIT LOGISTIC 2011 promovido pela IBRAF...”
    São duas coisas diferentes: Frutas e turistas!
    Nós estávamos na feira IBT dias 09-13.03.2011 no stand da Embratur Sala1.1 stand 203 –o Brazilian Fruit Institute – IBRAF não era exibidor na feira ITB 2011 – pode dar uma olhada na lista dos exibidores www.virtualmarket.itb-berlin.de
    Entao este publicidade no blog não era muito construtivo.
    Ahh: vamos conidar você para a próxima feira em 2012
    Anne Knapp

    ResponderExcluir
  4. Visitem o site http://diariodonordeste.globo.com.br/materia , lá vamos encontrar farta reportagem, com fotos, da presença da Rota das Emoções Jeri, Delta, Lençóis, nas feiras da Alemanhã e de Portugal. É, nós já iniciamos nossa apresentação em feiras intenacionais de turismo.
    O Piauí se fez representar por duas empresas na feira da Alemanha - Marcos Fonteles / Eco Adventure e Anna Knapp - Casa do Turismo. Juntos aos empreendedores do Ceará e Maranhão que integram a Rota das Emoções, se apresentaram no stand da EMBRATUR, local onde todos os empresários de turismo do Brasil estavam, lógico. Marcos Fonteles / Eco Adventure foi representando a AETRE - Associação das Empresas de Turismo da Rota das Emoções e sua viagem foi subsidiada pelo SEBRAE/PI. Anne Knapp - Casa de Turismo, cidadã alemã, se fez presente pois lá estava em visita a familiares, aproveitou e vendeu seu produto e a Rota das Emoções Jeri, Delta, Lençóis - Roteiro premiado pelo Ministério do Turismo, no ano de 2009, como o melhor roteiro integrado do Brasil. Nosso modelo de integração - Piauí/Ceará e Maranhão, tornou-se modelo e objetivo de cópia para outros roteiros brasileiros, já implantados e em implantação.
    Finalizando digo: A Amiga parnaíbana que mora na Alemanha deve ter ido para outra feira, afinal visitou um stand de frutas e não encontrou o stand da EMBRATUR.
    O SEBRAE/PI atesta a presença dos representantes da Rota das Emoções - Sr. Marcos Fonteles e Sra. Anne Knapp, ao tempo que requer aos demais parnaíbanos, otimismo para o fazer acontecer, empreendedorismo para ajudar no desenvolvimento de nossa região e pujança para alcançar nossos objetivos.

    Francisco Carvalho - SEBRAE/PI - Parnaíba

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.