28 de mar. de 2011

Jornais Extra e O Globo denunciam médicos parnaibanos

O Globo faz denúncias graves do Programa Saúde da Família no Piauí e Maranhão

O Globo, edição digital desta segunda feira faz graves denúncias do Programa Saúde da Família no Piauí e Maranhão que segundo o jornal o atendimento só no papel e que as equipes de Saúde da Família não cumprem a carga horária e cita os municípios de Araioses-Ma e Cocal – PI, dentre outros.
Além dos desvios milionários, o Sistema Único de Saúde (SUS) é corrompido por informações falsas em seus cadastros, que permitem a médicos manter o credenciamento em até 17 unidades de saúde, e abrem brechas para o comércio de CPFs com o objetivo de burlar as regras do Programa Saúde da Família (PSF). Como revela reportagem de Roberto Maltchik, publicada pelo GLOBO nesta segunda-feira, as irregularidades prosperam no Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde e suas consequências ficam explícitas em relatórios do próprio governo. Segundo a Controladoria Geral da União (CGU), em mais de 40% dos municípios, as equipes de saúde da família não cumprem a carga horária. Em 36,5% das 982 cidades fiscalizadas de 2004 a 2009, o atendimento foi considerado deficiente.

Nos cadastros do SUS, o psiquiatra Klecius Ramos Mota, de Cocal (PI), é onipresente. Ele tem 17 vínculos, dos quais 16 seriam com o SUS em duas cidades do Piauí e um no Maranhão. Assim, sua carga de trabalho semanal chegaria a 34,14 horas diárias, sete dias por semana. Já o médico Antônio Nivardo Vieira trabalharia 21,7 horas diariamente, com seus 13 vínculos e 152 horas de trabalho semanais.

O que liga esses dois profissionais são os vínculos de 40 horas semanais com o Hospital Regional de Araioses, no Maranhão. Nivardo diz que há oito anos não pisa na unidade, apesar de o cadastro ter sido atualizado pelo município no último dia 17. Segundo ele, trata-se de um jogo de Araioses para ganhar mais dinheiro do SUS:

— Quando é para renovar o cadastro junto ao SUS, eles têm que ter a equipe para poder apresentar. Aí, usam indevidamente o nome da gente para fazer esse tipo de coisa. Meu nome também aparecia lá na Apae de Magalhães de Almeida (MA), mas nunca fui lá — diz o cirurgião, que hoje se dedica à clínica particular e, no tempo que sobra, atende na Unidade Básica de Saúde de Cocal (40 horas) e em outras duas unidades.

O médico aponta a indiferença do Ministério da Saúde:

— Há uns dois anos, telefonei para o ministério em Brasília para denunciar isso; eles se prontificaram a tomar providências, mas ficou só naquilo mesmo.

Como o Ministério da Saúde passou a suspender os repasses em que há duplicidade de integrantes das equipes de Saúde da Família, uma nova modalidade de fraude ganha corpo e está sendo investigada pelo Ministério Público no Piauí e no Maranhão. Médicos alugam ou pedem emprestado o CPF e o CRM de colegas para trabalhar em duas ou mais cidades. Só no Piauí, a fraude já foi detectada em São Miguel do Tapuio, Dom Expedito Lopes, Jardim do Mulato e Nossa Senhora dos Remédios. Em Nossa Senhora dos Remédios, são 17 casos confirmados por auditores do SUS: sete médicos, sete dentistas e três enfermeiros.

Confira a íntegra da reportagem no Globo Digital (conteúdo exclusivo para assinantes)

Fonte: Extra e O Globo
Edição: Jornal da Parnaíba

7 comentários:

  1. ta tendo tentativa de fulga aqui na penitenciaria

    ResponderExcluir
  2. E bem aqui no Cajueiro da Praia? os médicos, enfermeiros e dentistas... eles mesmos fazem os horários.... e ainda não cumprem... pois trabalham em outras cidades.. cocal... maranhão.... Ministério Público neles...

    ResponderExcluir
  3. Finalmente uma notícia oficial sobre o que se comenta a tanto tempo entre o povão. Mas como a voz do povão não é ouvida pelas autoridades, e sabe-se lá por que, a coisa se estende até ultrapassar o limite e aí vem a impresa lá de fora pra desvendar as maracutaias aki.

    ResponderExcluir
  4. Essa esculhambação não tem fim. Tem que haver cadeia pra quem faz isso. É um crime contra todos que necessitam desse sistema.

    ResponderExcluir
  5. os dados do sistema de saude de cocal são todos FALSOS, dados do bolsa familia, da vacina de tudo, bora investiga a saude dessa terra pede Ajuda urgente. saude naum é brincadeira meu povo.

    ResponderExcluir
  6. vejam só se acontece isso com a saude publico e porque os administradores estao co ma intenssa de usar o dinheiro publico.vejam só a prefeita de araioses,gastou muito dinheiro no carnaval e agora que repor e so assim burlando o sistema e que ela vai conse3guir.amanha mesmo ira ter um evento em comemoração do aniversario da cidade de araioses.que vergonha dona luciana.

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.