27 de fev. de 2011

SALÁRIO MINÍMO POR DECRETO: INÍCIO DE UMA DITADURA DISFARÇADA EM DEMOCRACIA


Antes preferia um Lula barulhento, embora  falando devaneios, do que uma presidente calada que age nos bastidores sorrateiramente a dilapidar nossa democracia conquistada a tempos. Me refiro ao último episódio em que o Congresso Nacional (maioria governista) abdicou de sua prerrogativa constitucional de debater o valor do salário mínimo ficando o executivo tão somente a fixar o benefício dos trabalhadores por decreto. Para alguns parece coisa sem importância para outros, um início de uma série de desrespeitos à Carta Magna. Nunca devemos nos esquecer de que Chavez, presidente da Venezuela trabalhou assim, costurando nos bastidores a morte da constituição venezuelana em conluio com o congresso e a suprema corte daquele país.  Aqui, o Congresso deu um pontapé inicial ao desserviço ao País. E o STF? Será que Supremo Tribunal Federal irá corroborar com tal desfaçatez o desmonte de nossa Constituição Federal que a própria corte está encarregada de vigiá-la e protege-la? Lembre-se que a pior ditadura é aquela travestida de democracia tão somente para que o executivo se perpetue no poder. Hoje é o salário mínimo por decreto, e amanhã?

                                                      Prof. Esp. Jean Carlos Costa Soares
GEÓGRAFO

13 comentários:

  1. GRAÇAS A DEUS COMEÇAM NOTAR QUE ESTÁ SENDO IMPLANTADA UMA DITADURA NO BRASIL... ESSA DO "MÍNIMO" SÓ FOI UMA DE MUITAS, IMAGINE UM PAÍS SEM OPOSIÇÃO ONDE SE FAZ NEGOCIATAS POR CARGOS DE FORMA DISCARADA... E PREPARE-SE AINDA VEM A "SEMI"-CENSURA DA IMPRENSA, PORÉM, SÓ NÓS PODEMOS DA A RESPOSTA.

    ResponderExcluir
  2. Como tem gente que fala bobagens.O Brasil jamais será a Venezuela ou qualquer outra ditadura.Há pessoas que não se conformam com a derrota e ficam falando besteiras.Com certeza estão com saudades da época em que o FMI mandava e desmandava na nossa economia e um certo presidente chamava os aposentados de vagabundos.

    ResponderExcluir
  3. Para manter-se adorado é necessário que o líder saiba utilizar os vícios e das virtudes necessárias, fazendo o que for possível para garantir a segurança e o bem-estar. O governante deve ser dissimulado quando é necessário, porém nunca deixando transparecer sua dissimulação. Não é necessário possuir todas as qualidades, mas é preciso parecer ser piedoso, fiel, humano, íntegro e religioso já que às vezes é necessário agir em contrário a essas virtudes, porém é necessário que esteja disposto a modelar-se de acordo com o tempo e a necessidade.O líder deve controlar e o que deve fazer para manter seu povo feliz, mantendo distância dos bajuladores, e controlando seus secretários.

    ResponderExcluir
  4. professor o senhor é o cão mesmo viu!!!
    boto fé no senhor!!!

    ResponderExcluir
  5. Sàbias palavras, para onde estamos indo afinal, todos os dias temos os nossos direitos usurpados...STF, eu não contaria com ele.

    ResponderExcluir
  6. Você é um babaca, otário Jean Carlos, vive coisas pequenas pra falar.

    ResponderExcluir
  7. Anõnimo de 27/02/2011 às 23:14 BABACA é você, o professor tá certo.

    ResponderExcluir
  8. Parabéns Professor Jean Carlos Costa Soares pela excelente análise.

    Aristóteles mantém suas maiores desconfianças nesta democracia pervertida, caracterizada pelo fato de que os decretos extraídos da assembléia popular se sobrepõem à lei. Nesta democracia, o demagogo, o adulador do povo, é o seu verdadeiro condutor e facilmente também se torna despótico. É um tirano de mil olhos e mil braços, a medusa que tem serpentes como cabelos. Inexiste nela um conjunto de leis estáveis, uma ordem constitucional, mas sim decretos temporários que são aprovados ao sabor da veneta das assembléias, controlados pelos demagogos. O que o levou a concluir que: parece uma crítica razoável que tal democracia não é uma forma de constituição, pois não há constituição onde as leis não governam. AS LEIS DEVEM GOVERNAR TUDO, enquanto os magistrados devem cuidar apenas dos casos particulares, e devemos julgar que o governo constitucional é isto; se a democracia é realmente uma das formas de constituição, é evidente que uma organização dessa espécie, em que tudo é administrado por decisões de assembléia popular, não é sequer uma democracia no verdadeiro sentido da palavra, pois DECRETOS NÃO PODEM CONSTITUÍR NORMAS GERAIS.

    ResponderExcluir
  9. Meus comentários são uma impressão minha de um momento que nós, como cidadãos brasilianos (e não brasileiros), estamos vivenciando que, ao meu ver, há o surgimento de um "engodo" perigoso que fere os princípios democráticos. É um prazer enorme compartilhar do que penso para aqueles que civilizadamente podem acrescentar, discordar,concordar, enfim, sempre haverá espaço para o debate pois é nesta arena que construímos as noções de cidadania plena em benefício de nosso país. Não me darei ao trabalho de comentar agressões tolas, ademais sob anonimato, o que sempre é um ato vil de covardia. Aos outros comentários,fico feliz em saber que estamos no mesmo barco colocando nossas impressões neste importante veículo de comunicação debatendo, dialogando,criando oportunidades de discussão séria a fim de buscar soluções para quem ama esta cidade, este Estado e este País.

    ResponderExcluir
  10. O senhor Jean Carlos está falando um monte de bobagens.

    ResponderExcluir
  11. Jean Carlos vc é pobre coitado, revoltado e.....................

    ResponderExcluir
  12. Jean Carlos é um homem inteligente, culto e de sabias palavras, aposto como não é parnaibano, e é incrivel como tem pessoas que possam achar a sua analise a respeito de politica, sentimento de revolta ou bobagem. Por isso o Piaui e Parnaiba vivem esse atraso, não sabem reconhecer uma pessoa inteligente e que sabe argumentar e debater algo de forma clara e lacônico.

    ResponderExcluir

Comente essa postagem

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.